Em um telão instalado ao ar livre, serão projetados 10 curtas-metragens de animação infantil
O Cinemão Solar, primeiro cinema itinerante do Rio de Janeiro a ser movido por energia solar, fará, até fevereiro, 15 exibições nas adjacências da via expressa que corta a zona oeste da cidade, chamada Transolímpica. Serão projetados, em um telão situado ao ar livre, 10 curtas-metragens de animação infantil.
Segundo os elaboradores, o gerador fotovoltaico que alimenta o projeto possui 5 metros de comprimento, contendo 10 placas solares, inversores de carga e 10 baterias de lítio. O sistema foi montado sobre uma estrutura de carreta e é do tipo off-grid, ou seja, armazena a energia produzida pelas placas em um conjunto de baterias.
Cid César Augusto, criador do projeto Cinemão, e David Bernad, engenheiro francês, foram responsáveis pela idealização e desenvolvimento da estrutura, respectivamente. “É o que há de mais moderno em sistema fotovoltaico off grid. Garantimos com esse equipamento até 6 mil watts, com reserva de energia para nossos eventos”, conta o idealizador do projeto.
O pátio da ViaRio – concessionária que patrocina o empreendimento e administra a Transolímpica – foi o palco da primeira exibição, realizada em formato drive-in no dia 15 de dezembro. O Cinemão nas Janelas será o modelo adotado para as próximas exibições, consistindo em um telão instalado entre os prédios, fazendo com que os moradores consigam assistir às projeções de suas janelas.
“Esta foi a solução que encontramos para continuar exibindo filmes em segurança e sem aglomeração”, relata Cid. “Com coragem e responsabilidade nossa equipe trabalhou duro para democratizar o cinema brasileiro e aliviar o isolamento social da população causado pela pandemia”.
O idealizador também aponta que o projeto Cinemão age em atividades que vão desde a produção dos filmes até a exibição, operando em toda a cadeia produtiva do cinema.
Veja também: Energia solar no rio de janeiro
Comentarios