De acordo com a ABSOLAR, o município protagoniza o ranking de cidades brasileiras com maior potência fotovoltaica em pequenos terrenos e telhados
Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Uberlândia, em Minas Gerais, protagoniza o ranking de cidades brasileiras com maior potência solar em pequenos terrenos e telhados. O município excedeu a marca de 50 MW operacionais em geração solar distribuída.
Abastecendo 3.968 unidades consumidoras, Uberlândia tem 3.267 sistemas fotovoltaicos em operação nos mais diversos tipos de imóveis: 81,1% está presente em residências, 15,6% em comércios, 1,7% em áreas rurais, 1,3% em indústrias e 0,3% em prédios públicos. Dentre todos os municípios do estado, Uberlândia ocupa o primeiro lugar em potência instalada, seguida por Belo Horizonte, Montes Claros e Governador Valadares.
O território mineiro, ao todo, tem 68.714 sistemas fotovoltaicos em geração distribuída, os quais se encontram em 98% dos municípios do local. Retomando os estudos da ABSOLAR, esta afirma que o estado é responsável por 19,5% de toda a potência instalada em geração distribuída do Brasil.
Além disso, há pouco tempo, Minas Gerais ultrapassou os 800 MW operacionais em geração distribuída. Ocupando a primeira posição no ranking estadual do setor, os mineiros contam com esse tipo de sistema de geração em prédios públicos, telhados, pequenos terrenos de residências, indústrias, comércios, propriedades rurais e fachadas.
“Mesmo na região sudeste do País, com clima mais ameno, a produtividade da tecnologia fotovoltaica é maior do que em países líderes do setor, como Alemanha, Japão e Reino Unido”, relata Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, destacando que o território brasileiro é uma potência solar por natureza.
Bruno Catta Preta, coordenador estadual da ABSOLAR em Minas Gerais, aponta alguns benefícios dessa fonte renovável, desde a redução de custos com energia elétrica, o aumento da competitividade de produtores rurais e empresas, até o alívio do orçamento do poder público. “Nosso país possui condições privilegiadas para se tornar uma liderança mundial no setor”.
“A tecnologia fotovoltaica representa um grande potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os mineiros, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, completou o empresário.
Confira também nossa lista de Montes Claros.
Comments