O Brasil apresenta grande potencial para a expansão da geração distribuída. Segundo a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, o País já possui 1.285 conexões, sendo 96% de fonte solar fotovoltaica. A expansão da geração distribuída favorece o consumidor-gerador e a economia, beneficiando todo o sistema elétrico brasileiro.
A Resolução Normativa nº 482/2012* criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, permitindo que o consumidor instale pequenos geradores, como painéis fotovoltaicos e microturbinas eólicas, em sua unidade consumidora e troque energia com a distribuidora local. A partir de 1º de março de 2016 a norma passará por uma atualização. Passam a valer novas regras tais como a permissão do uso de qualquer fonte renovável, além da cogeração qualificada, sendo microgeração distribuída a com potência instalada de até 75 quilowatts (KW) e minigeração distribuída acima de 75 kW e menor ou igual a 5 MW (sendo 3 MW para a fonte hídrica).
No sistema de geração distribuída as quantidades de energia geradas em determinado mês que excederem o consumo, são revertidas em créditos nas faturas dos meses subsequentes. Os créditos poderão ser utilizados em até 60 meses.
As mais recentes soluções e tecnologias voltadas para o segmento de geração distribuída, bem como para toda a indústria dos setores de GTDC (Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização) estarão na EnerSolar + Brasil | Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar. A feira acontece de 10 a 12 de maio de 2016, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na cidade de São Paulo. A 5ª edição do evento, realizada pela Cipa Fiera Milano, vai reunir 80 expositores dos segmentos de aquecedores solares, placas termo solares, painéis fotovoltaicos, aero geradores, inversores, máquinas para transporte e manuseio de biomassa, caldeiras e queimadores, entre outros, atraindo cerca de 12 mil profissionais do setor.
Entre as atrações que acontecem simultaneamente à feira, a 6ª edição do Ecoenergy | Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia, sob o tema central “Ações e políticas públicas, soluções para o financiamento, inovação tecnológica, venda de excedentes e novos negócios em energia solar”, apresentará uma programação de mesas-redondas e painéis promovendo importantes debates entre empresários, pesquisadores, representantes do governo, entidades e associações do setor. (*) Fonte: com informações da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica
Resolução Normativa nº 482/2012 – regra que estabelece as condições gerais para o acesso de micro e minigeração aos sistemas de distribuição de energia elétrica e cria o sistema de compensação de energia elétrica, que permite ao consumidor instalar pequenos geradores em sua unidade consumidora e trocar energia com a distribuidora local. A regra é válida para geradores que utilizem fontes incentivadas de energia (solar, eólica, biomassa, hídrica e cogeração qualificada).
Mais informações EnerSolar+ Brasil: enersolarbrasil.com.br
Bình luận