Escola Estadual de Lagoa Bonita do Sul – RS é premiada com o Selo de Energia Solar
- grupomotaservicos
- 24 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Este ano no Estado do Rio Grande do Sul a escola de ensino médio José Luchese do estado foi premiada pelo IDEAL (Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina), recebendo o Selo de Energia Solar. A premiação foi feita através de uma parceria e apoio do KfW (Banco Alemão de Desenvolvimento), da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.
Foi instalado no ano passado na escola, painéis de captação de energia solar e essa energia foi transformada em eletricidade para o abastecimento da escola. No total o equipamento contou com 25 placas de captação com potência de 315 watts em cada painel, o suficiente para gerar cerca de 945KW em média, essa energia supri cerca de 80 por cento do consumo total por mês da escola. A instalação foi realizada porque a escola foi beneficiada através de programas de incentivo, o ‘Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor’ com o auxílio da JTI uma empresa privada, e o Programa Arise (Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação).
O sistema de placas solares que foi instalado nessa escola estadual faz parte de uma das oficinas do Arise, programa realizado pela OIT (Organização mundial do Trabalho), pela Wi (Ong Winrock International) e também a empresa JTI, com o objetivo de erradicar na região o trabalho infantil. Diz o diretor de assuntos corporativos da JTI. Segundo ele também nas cidades pequenas do interior normalmente os jovens em idade escolar abandonam a escola por causa do trabalho, e esperam com essa iniciativa minimizar a incidência de crianças trabalhando e aumentar o deles na escola.
Fora estes benefícios, o Selo Solar tem por objetivo o reconhecimento de vários seguimentos da sociedade, como instituições privadas e públicas, casas e empresas que fazer investimentos em fontes de energia limpa. O fato de receber este Selo indica que estes seguimentos tem a conscientização da preservação do meio ambiente, e isso auxilia na divulgação da causa. Os requisitos para receber o Selo Solar são: O consumo de energia da estrutura da instituição deve consumir um mínimo por ano de energia solar, esse mínimo varia de acordo com o total anual, ou usar metade do consumo de energia que foi transformada do sol em eletricidade.
Podemos ver que a captação de energia solar traz diversos benefícios e as placas fotovoltaicas podem ser adquiridas através de lojas especializadas, uma das vantagens é a diminuição do valor da conta de energia utilizando uma fonte renovável.
Através do site Portal Solar é possível conhecer tudo sobre o assunto, e saber também sobre empresas que oferecem os painéis fotovoltaicos e muito mais. Para quem está à procura das vantagens da instalação dessa tecnologia, o Portal Solar é o maior portal de energia solar do Brasil, ele possui o maior banco de dados de empresas qualificadas no País para instalar sistemas fotovoltaicos em sua casa ou empresa.
Encontre a empresa de energia solar mais próxima de você e solicite um orçamento grátis ou simule o custo do financiamento para energia solar. Todos esses benefícios podem ser obtidos por qualquer pessoa interessada, através das empresas privadas que comercializam painéis solares para residências ou empresas, para assim obter redução de custos e colaboração com o meio ambiente. Acesse agora mesmo o site e saiba mais.
Veja mais:
Comments