Intenção é substituir os combustíveis fosseis por fontes mais limpas de energia em toda a frota de veículos do transporte público
A Espanha acaba de anunciar um projeto inédito no mundo para a produção de hidrogênio à partir do uso de energia solar fotovoltaica. O governo espanhol fechou uma parceria com a Acciona, empresa que atua com energias renováveis, para a construção de uma usina fotovoltaica em uma nova planta de produção de hidrogênio que o país pretende inaugurar este ano.
A intenção do governo espanhol é substituir, aos poucos, os combustíveis fósseis por hidrogênio em toda a frota de veículos do transporte público. Embora o mercado de automóveis movidos a hidrogênio ainda seja pequeno na Europa, as autoridades espanholas apostam em uma renovação da frota à partir de um modelo mais econômico e sustentável para o país e para a população contribuinte.
Central de Painéis Solares para produção de hidrogênio
O local escolhido para o projeto é a ilha de Maiorca, nas Baleares, onde será construída uma nova central de painéis solares, com o objetivo de produzir hidrogênio para ser utilizado como combustível. O empreendimento deverá representar 41 milhões de euros de investimento público.
As autoridades locais acreditam que, com a produção de hidrogênio, novas frentes se abrirão para uma frota de autocarros equipados com células fotovoltaicas, por exemplo. O projeto permitirá uma redução significativa na importação de combustíveis fósseis, além de colaborar com a redução dos níveis e emissão dos gases do efeito estufa.
O governo espanhol também quer integrar o projeto em um programa que permita melhorar a produção industrial em todo o arquipélago de Baleares, localizado no Mediterrâneo, o qual depende bastante do turismo para entrada de capitais.
Saiba Mais: Gerador de Energia Solar | Micro Inversor | Inversor | Energia Solar Fotovoltaica na Espanha
Comentarios