top of page

EUA recebe proposta da União Europeia que visa zerar as emissões até 2050

  • grupomotaservicos
  • 8 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura
EUA recebe proposta da União Europeia que visa zerar as emissões até 2050

Essa proposta busca adotar a “agenda verde”, além de incluir outras diversas medidas, como aliança para o desenvolvimento de tecnologias e ações para impedir o vazamento de carbono

O governo recém-eleito dos Estados Unidos recebeu uma proposta de parceria da União Europeia, que tem como objetivo, até 2050, zerar as emissões por meio da adoção de uma agenda verde. Diante disso, o bloco se mostrou determinado a deixar de lado os desentendimentos recentes com o país, buscando estabelecer uma ligação fundamentada em propósitos e valores em comum.

Em tal proposta, a União Europeia sugere a utilização de uma “agenda verde abrangente para coordenar posições e liderar esforços em conjunto para acordos globais ambiciosos, começando com um compromisso para zerar emissões até 2050”.

“Essa aliança é baseada no interesse em construir um mundo mais pacífico e próspero. É o momento de nos reconectar com uma nova agenda de cooperação”, salientou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, anunciando que essa nova agenda busca se adaptar ao cenário mundial atual.

Essa parceria abrange diversas ações, como as iniciativas conjuntas de clima e comércio, a aliança para os avanços de tecnologias verdes, maior proteção aos oceanos, liderança conjunta contra o desmatamento, organização regulatória global para o financiamento de fontes sustentáveis e providências para impedir vazamentos de carbono.

“Vamos olhar para frente e não para trás. Vamos construir uma parceria que traga prosperidade, estabilidade, paz e segurança para os cidadãos de nossos continentes e de todo o mundo”, segundo Josep Borrell, alto representante para a Política Exterior da União Europeia, essa é a mensagem enviada pelo bloco aos seus aliados nos EUA a partir dos projetos de cooperação que contam com a administração de Joe Biden.

“A eleição de Joe Biden combinada com uma União Europeia mais assertiva e capaz e a uma nova realidade econômica e geopolítica, apresentam uma oportunidade única para desenvolver uma agenda de cooperação global”, completa o comunicado.

Nos últimos anos, a União Europeia e os EUA encararam as tensões que surgiram por meio da política unilateral do governo do ex-presidente Donald Trump, abarcando assuntos comerciais e o Acordo de Paris.

Além disso, o aviso invita o Conselho Europeu a assegurar as propostas e apontar qual deverá ser o início dessa trajetória antes de seu lançamento. Esse está previsto para o primeiro semestre de 2021, em um encontro entre o país norte-americano e a União Europeia.


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page