Com investimento de R$ 93,8 mil, prefeitura espera economia de até 95% na conta de luz do complexo esportivo
O Ginásio Arthur Müller, importante palco do desporto de Jaraguá do Sul (SC), inaugurou o sistema para captação de energia solar, com o objetivo de se tornar autossuficiente em termos de energia elétrica. Segundo a prefeitura do município, o sistema de energia fotovoltaica representará uma economia significativa aos cofres públicos, que pode chegar até 95% na conta de energia.
A usina fotovoltaica instalada sobre a cobertura do ginásio é composta por três painéis com um total de 90 placas para captação solar, num investimento de R$ 93,8 mil, recursos do próprio Município.
A Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Cleide Mosca, destaca que o ginásio Arthur Müller é um monumento esportivo de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, e a iniciativa sustentável representa, acima de tudo, uma redução do impacto ao meio ambiente. Em relação a parte financeira, o sistema projeta uma redução de até 95% na conta de energia elétrica. “O dinheiro público está sendo investido com sabedoria. Sempre as melhorias devem ser analisadas para o bem público”, destaca a secretária.
Ela também mencionou que o ciclone que passou pelo local recentemente não danificou o equipamento. “O Arthur Müller não teve nenhum dano com a passagem do ciclone no dia 30 de junho. Inclusive os painéis permanecem intactos”, garantiu.
O Estado está em sexto lugar no ranking estadual de geração solar distribuída com 142,8 MW de potência instalada, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Santa Catarina também é pioneira no Brasil na área de energia solar por meio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que, em 1997, instalou e opera, desde então, o primeiro gerador fotovoltaico integrado a uma edificação e conectado à rede elétrica no Brasil.
O reconhecimento também se deve ao contingente de recursos humanos especializado e de alto nível que, com o tempo, passam a ocupar posições importantes em empresas privadas e públicas.
Comments