Empresa registrou crescimento acelerado nos últimos três anos por conta da aposta acertada em equipamentos adaptados aos telhados brasileiros.
A Solar Group, indústria especializada em estruturas de fixação para o mercado de geração solar, foi uma das empresas que mais cresceu no segmento de geração distribuída no País. De três anos para cá, a companhia ganhou posição de destaque no Brasil devido ao processo de inovação em equipamentos adaptados aos telhados brasileiros.
Segundo o diretor comercial da Solar Group, Ronaldo Koloszuk, o crescimento acelerado reflete a aposta da empresa no projeto de tropicalização das estruturas para a realidade brasileira. “Partimos da premissa que o mercado fotovoltaico no Brasil merecia um atendimento melhor no que se refere às estruturas de fixação. A partir dai desenvolvemos um projeto tropicalizado para os telhados brasileiros, ou seja, um produto com a mesma qualidade dos produtos europeus, mas com uma interface adequada para a realidade brasileira: caibros mais finos, ausência de cargas de neve, etc”, comenta.
“Outro fator determinante para o nosso sucesso é o rápido atendimento aos clientes, com produtos disponíveis em estoque. Entendemos que os integradores e distribuidores não podem deixar de faturar por falta de estruturas, que representam apenas 10% do custo dos materiais”, acrescenta Koloszuk.
A proposta da Solar Group é fornecer soluções padronizadas que atendam a variedade de coberturas encontradas no País. Com constantes estudos sobre características estruturais e soluções de fácil montagem, a empresa tem competitividade no mercado à partir da oferta de equipamentos adequados aos telhados, bem como na redução do tempo de instalação. “O custo imprevisto devido a uma estrutura mal dimensionada ou incompatível com a obra é elevado, e a engenharia da Solar Group busca minimizar ao máximo essa possibilidade”, explica.
Atualmente, a empresa possui milhares de projetos de geração solar distribuída no País e atende grandes distribuidores, como a WEG, ALDO, Ecori, Origo e Sou Energy, além de fornecer para clientes como Engie e Loja Elétrica. “Temos percebido que os integradores tem exigido as estruturas Solar Group nos canais de distribuição, o que confirma que a nossa estratégia de dar foco no atendimento e na qualidade tem trazido o resultado esperado”, ressalta Koloszuk.
A energia solar fotovoltaica é a fonte que cresce mais rápido no Brasil e no mundo. Por aqui, este fenômeno é impulsionado pelo fato dos consumidores não aguentarem mais pagar as abusivas contas de luz. Segundo o diretor da Solar Group, todos os anos os reajustes aplicados pelas distribuidoras de energia são acima da inflação, o que corrói os orçamentos familiares e dos comerciantes. “Hoje, o pequeno consumidor não tem a opção de quem comprar a energia, de escolher qual distribuidora quer ser cliente. É como se fosse um monopólio. A energia solar fotovoltaica traz liberdade para o consumidor e alivia o seu orçamento, pois hoje em dia um sistema se paga entre 3 e 7 anos, enquanto os equipamentos chegam a ter garantia de fábrica de 25 anos, podendo durar até 35 anos”, conclui Koloszuk.
Veja mais: Solar | luz solar | placas de energia solar | Energia Solar para Empresas | Energia Solar em São Paulo | WEG | Kit Gerador de Energia Solar | Painéis Solares
Comments