top of page

Jovens em Brasília aprendem a instalar placas de energia solar!

  • grupomotaservicos
  • 14 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

O setor de energia renovável cresce a cada ano e promete liderar o mercado de energia elétrica até 2020. Novas fontes somarão 700 gigawatts na geração da eletricidade mundial, o que significa mais do que o dobro da atual capacidade instalada no Japão. O Brasil já está fazendo sua parte para colaborar com esses números.

Jovens em Brasília aprendem a instalar placas de energia solar!

Hoje vamos considerar um caso específico, em Brasília, onde jovens de baixa renda vão receber treinamento para aprenderem a instalar placas de energia solar. O curso que irá capacitar os jovens a instalar placas solares faz parte dos Programas Sociais do Governo e será aplicado pelo Senai.

O projeto recebeu o nome de “Brasília Solar” e tem como objetivo gerar mão de obra qualificada para atender a demanda do setor de energia renovável no Distrito Federal. Os alunos vão aprender a instalar painéis solares e fazer manutenção das placas fotovoltaicas, desenvolvidas para transformar energia solar em energia elétrica. Ao final do curso, os jovens estarão qualificados para trabalhar no mercado de energia solar.

De acordo com o subsecretário, Célio Silva, de Integração das Ações Sociais, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, o curso para aprender a instalar placa de energia solar, vai gerar empregos para atender uma demanda sustentável, além de inserir jovens de baixa renda no mercado de trabalho. Trata-se de um segmento inovador, o setor de energia solar, gera muitas oportunidades de emprego, praticamente 1 megawatt gera 120 novos empregos. O “Brasília Solar” tem a previsão de 60 megawatts nos próximos anos, o que vai gerar 7.200 novos empregos no setor gerador de energia solar.

O curso que os jovens vão realizar para aprenderem a instalar placas de energia solar e realizar a manutenção das mesmas terá 364 horas-aula, divididas em 80 horas para habilidades básicas, envolvendo comunicação e expressão no ambiente de trabalho, matemática, noções da legislação trabalhista, direitos humanos e meio ambiente, higiene e segurança no trabalho e inclusão digital (word e excel); 200 horas para habilidades específicas; e 84 horas para noções de gestão e gerenciamento de negócios, envolvendo empreendedorismo, cooperativismo, benefícios do microempreendedor individual, planejamento, compra e venda.

Para fazer o curso voltado a área de energia solar é  preciso ter no mínimo 16 anos de idade e renda familiar de até R$ 154 por integrante da família, além disso, o jovem não pode ter participado de outros cursos oferecidos pelo programa. O processo seletivo para aprender a instalar painéis solares destina 5% das vagas para pessoas com deficiência, 5% para idosos e 5% para adolescentes em pendências com a lei.

A alta na procura por placas de energia solar e o crescimento do setor de geradores de energia solar é a garantia de que esses jovens terão emprego. O Portal Solar – maior site de energia solar do Brasil – recebe dezenas de solicitações de orçamento diariamente e isso revela como está mais fácil adquirir essa tecnologia e o quanto o mercado está aquecido.

Quer saber mais sobre energia solar e painéis solares? Acesse o site Portal Solar e fique por dentro de tudo sobre esse tipo de energia renovável. Encontre o melhor plano de energia solar para o seu imóvel fazendo uma cotação agora mesmo!

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page