Usina contará com 268.200 módulos fotovoltaicos de 445/450 Wp, iniciando suas atividades em 2021
Localizado na República Dominicana, o Parque Solar Girasol receberá painéis solares fornecidos pela Trina Solar, fazendo com que se torne o maior da América Central e Caribe. Iniciando as operações em 2021, o parque contará com 268.200 módulos fotovoltaicos de 445/450 Wp e 8 inversores, com capacidade de 3,8 MW cada. O projeto produzirá 240 mil MWh no primeiro ano de atividade e será elaborado pela Haina, a qual investirá US$ 100 milhões durante os 18 meses de construção.
O empreendimento terá um sistema de rastreadores solares (trackers) girando a 104 graus por 12 horas ao dia, o que justifica o seu nome Girasol. A partir desse sistema, haverá um aumento da capacidade de geração por meio de um melhor aproveitamento de captação de energia.
Álvaro García-Maltrás, diretor geral para América Latina e Caribe da Trina Solar, relatou que “poder participar de um projeto desta magnitude nos dá muito orgulho”. Além disso, ele recorda que alguns dos desafios do projeto, que se encontra na vasta capacidade de geração de energia solar da República Dominicana, consistem nas condições de umidade e temperatura locais. De acordo com a Agência Nacional de Energias Renováveis, o local poderia produzir, a partir do sol, até 3 TW/hora de energia.
Conforme José Rodríguez, diretor de Desenvolvimento da EGE Haina, a seleção dos painéis da Trina Solar ocorreu por meio de um processo que qualificou o modelo TSM-DEG17M de 430/450 watts. Isso porque tal sistema conta com alguns benefícios: possui tecnologia de baixa resistência (células de médio corte), eficiência que chega a 20,4% e maior potência, viabilizada pela capacidade de reflexão devido ao desenho de multibarramento.
Para além desses fatores, a Trina Solar garantiu 12 anos de produto e 30 anos de potência. Ademais, foi analisado que a proteção do vidro duplo termoendurecido dos painéis presentes no empreendimento amplia a credibilidade em ambientes de alta umidade e temperatura.
“Além disso, contribuirá para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde está presente, já que a EGE Haina está colaborando com autoridades e instituições locais em projetos como centros de saúde, campos esportivos, parques recreativos e contribuições para hospitais”, completou Rodríguez. A construção do projeto Girasol fornecerá centenas de empregos.
Comments