A ANEEL divulgou na quinta-feira passada, dia 29/10/2015, a quantidade de sistemas de energia solar conectados na rede elétrica no Brasil, a chamada “Geração Distribuída. A mini e microgeração distribuída acaba de atingir a marca de 1074 sistemas conectados na rede totalizando 9.953kWp, energia suficiente para abastecer 6.600 casas populares com energia renovável.
\tMICRO E MINIGERAÇÃO POR ESTADO – OUTUBRO 2015
Atualmente, o estado que possui mais micro e minigeradores é Minas Gerais com 213 conexões, seguido de Rio de Janeiro com 110 e Rio Grande do Sul com 109.
A Resolução Normativa nº 482 da ANEEL é a regra que estabelece as condições gerais para a conexão à rede dos sistemas fotovoltaicos e cria o sistema de compensação de energia elétrica, que permite ao consumidor instalar um a placa solar em sua casa ou empresa e “trocar” energia com a distribuidora local.
De acordo com a norma, o sistema fotovoltaico instalado em uma residência ou empresa, produzirá energia e o que não for consumido no local será injetado no sistema da distribuidora, gerando créditos de energia que serão utilizados para diminuir o valor da conta de luz e para abater o consumo dos meses subsequentes. Os créditos poderão ser utilizados em um prazo de 36 meses e as informações estarão na fatura do consumidor.
A geração de energia elétrica próxima ao local de consumo (no seu telhado por exemplo), o que chamamos de “geração distribuída”, traz uma série de vantagens sobre a geração centralizada tradicional (grandes usinas), como, por exemplo, economia dos investimentos em transmissão, redução das perdas nas redes e melhoria da qualidade do serviço de energia elétrica.
\tREVISÃO DA NORMA 482/12
Com o objetivo de aumentar a adesão dos consumidores, a Resolução Normativa nº 482/2012 está passando por revisão este ano. Os objetivos principais da revisão do regulamento são: reduzir as barreiras ainda existentes à conexão dos geradores de energia solar à rede das distribuidoras, aumentar o público alvo e realizar aperfeiçoamentos na regra. A expectativa é que a Revisão da norma seja aprovada ainda este ano. Veja as principais propostas:
\t
\t\tRedefinição dos limites de potência (Aumentar o tamanho do sistema fotovoltaico permitido por lei para ser conectado na rede – Hoje este limite está em 1MW)
\t
\t\tPermitir que consumidores localizados em áreas contíguas (ex: condomínios residenciais e comerciais) possam participar do sistema de compensação
\t
\t\tMelhorar as informações constantes das faturas de energia (conta de luz) para os consumidores, de forma a melhorar o entendimento sobre o sistema de compensação
\t
\t\tNão cobrar o custo do novo relógio de luz (relógio de luz bidirecional)
\t
\t\tCorrigir erros na cobrança
\t
\t\tPadronizar e simplificar as informações e documentos que o consumidor deve apresentar à distribuidora para solicitar conectar o sistema na rede da distribuidora.
\tPORQUE COMPENSA INSTALAR ENERGIA SOLAR NA SUA CASA?
Embora existam as dificuldades mencionadas acima, instalar um gerador de energia solar em sua casa ainda é uma excelente ideia. Além de você contribuir para melhorar o país, você está também se livrando dos constantes aumentos na conta de luz, conquistando a sua independência energética e contribuindo para economizar água.
Comments