Os dados levantados pela ABSOLAR também indicam que o estado, sozinho, é responsável por 19,6% de todas as potências instaladas de geração solar distribuída
Segundo pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado de Minas Gerais ultrapassou a marca de 800 MW instalados em geração solar distribuída (GD). O território mineiro é protagonista nacional no setor, contando com sistemas fotovoltaicos em fachadas, telhados e pequenos terrenos de comércios, indústrias, residências, prédios públicos e áreas rurais.
De acordo com os dados levantados, o estado, sozinho, produz 19,6% da potência de energia solar distribuída. No total, são 68.050 conexões operacionais na região, englobando aproximadamente 98% dos 853 municípios, somando 95.707 consumidores de energia elétrica.
Liderando o ranking municipal de energia solar na GD do país, a cidade de Uberlândia cumpre 49,9 MW operacionais e 1,2% de toda a geração nesse segmento.
“A tecnologia fotovoltaica representa um grande potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os mineiros, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, indica Bruno Catta Preta, coordenador estadual em Minas Gerais da ABSOLAR, destacando a importância do estado como polo de desenvolvimento da tecnologia solar.
Somado a isso, Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, reitera que o sistema de geração solar traz retornos para além dos fornecidos pelo mercado financeiro, sendo um ótimo investimento para os cidadãos e os negócios. Ademais, a curto prazo, colabora para gerar empregos e, dessa forma, aumentar a renda dos trabalhadores brasileiros.
“O fato de a tarifa de energia elétrica no Brasil ser uma das mais elevadas do mundo, com a atual bandeira vermelha em vigor, reforça ainda mais a atratividade na solução solar. Não é à toa que o crescimento deste setor, especialmente em pequenos e médios sistemas, foi em média 231% anuais nos últimos sete anos”, completou Koloszuk.
Seguindo com os números da ABSOLAR, a energia solar arrecadou mais de R$ 35 bilhões para novos investimentos do país, sendo responsável por mais de 210 mil empregos acumulados desde 2012. O Brasil passou da marca de 7 GW de potência operacional nesse setor, sendo 4 GW na GD e 3 GW em geração centralizada.
Kommentare