top of page

Município de Biguaçu, em Santa Catarina, ganha usina de energia solar

grupomotaservicos

Projeto será desenvolvido pelo Grupo Geração, do segmento de vendas de veículos e motocicletas

O Grupo Geração, que trabalha no comércio de veículos e motocicletas com concessionária das marcas Hyundai, Caoa Chery e Yamaha em Santa Catarina, está encapando a ideia de instalar um usina solar de solo em Biguaçu, município brasileiro do estado de Santa Catarina, que faz divisa a oeste com o município de Antônio Carlos, a leste com o oceano Atlântico e também com o município de Governador Celso Ramos. 

A paisagem na Grande Florianópolis mudará, uma vez o projeto de usina no solo trará um “mar” de placas. A região conta com diversos projetos de usinas solares, mas a maioria está instalada em telhados de empresas.

A Quantum Engenharia, com 30 anos e referência em diversas áreas de energia, incluindo redes de distribuição, instalação de usinas solares fotovoltaicos e gestão de iluminação pública, é a empresa parceira para a execução do projeto. 

“O projeto vai reduzir em cerca de 90% a conta de luz e também dará uma contribuição para a preservação ambiental por ser sistema de geração limpa. O retorno do investimento (payback) será de cinco anos”, comentou Evandro Elias de Carvalho, diretor da empresa. No mercado há duas décadas, o Grupo Geração tem 11 lojas em sete municípios do Estado. 

O munícipio já conta com projeto de energia solar. O Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) opera, desde o começo de 2018, uma usina de geração de energia renovável composta por 596 painéis fotovoltaicos que ocupam uma área de mais de 1.000 metros quadrados. O sistema tem uma potência instalada de 157kW com capacidade estimada de geração anual de 196MWh.

Além disso, o projeto envolve os sistemas de iluminação, com substituição de 1,4 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, e ar condicionado, com troca de 81 equipamentos de janela e piso teto por outras 133 novas unidades do modelo Split Inverter, ampliando o coeficiente de performance de 2,5 para 3,3. Com isso, o Campus da Universidade, na cidade catarinense que tem 374,5 km² e 67 mil habitantes, será o 1º do Brasil a gerar 100% de sua energia consumida.

O projeto abrange, ainda, os campi de Itajaí e Balneário Piçarras, envolvendo o sistema de iluminação. Nas três unidades, ao todo, foram trocadas 8,3 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, sendo 436 em Balneário Piçarras, e 6,5 mil em Itajaí, com redução de consumo de 57%. A iniciativa foi custeada com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), por meio de seleção na Chamada Pública PEE Celesc 001/2016, com foco no programa Educação + Eficiente.


0 visualização0 comentário

Comentarii


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page