top of page

Município português pretende instalar ilhas flutuantes de energia solar

grupomotaservicos

Localizada ao norte de Portugal, cidade quer construir as instalações fotovoltaicas em até cinco anos

Por Cristiane Pinheiro

Considerada uma solução única para a produção de energia sustentável, a cidade de Viana do Castelo, localizada ao norte de Portugal, pretende instalar três ilhas flutuantes de produção de energia solar no rio Lima. O projeto-piloto está em análise na prefeitura da cidade e deve ser executado em até cinco anos, em área de jurisdição da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

O projeto deve ser desenvolvido pela empresa Solarisfloat, com um investimento privado de cerca de 300 mil euros. É considerada uma solução única no mundo, na área da tecnologia solar flutuante. Um edital foi publicado neste mês em que indica que uma das plataformas flutuantes, designada “PROTEVS+, terá 180 módulos fotovoltaicos dispostos numa área circular de 38 metros de diâmetro.

Uma outra ilha, a “PROTEVS Single 360, terá 364 módulos fotovoltaicos dispostos numa área circular de 44 metros de diâmetro, sendo que uma terceira ilha será “representativa para simular disposição” das restantes. Os interessados em desenvolver o projeto tem um prazo de 30 dias úteis para se pronunciarem.

“Após a conclusão da consulta pública, a instalação das ilhas deverá começar em setembro”, afirmou João Felgueiras, diretor-geral da Solarisfloat, complementado que duas das ilhas serão instaladas para produção de energia e a terceira para testes e validações.

Ao todo, as ilhas vão produzir cerca de 476,8 MWh/ano, energia que será canalizada para a APDL e injetada para autoconsumo. “Estima-se que a energia produzida permita abastecer, em média, 120 habitações, considerando o consumo per capita em 2017 (dados Pordata)”, disse Felgueiras.

Nos últimos anos, o PROTEVS foi alvo de vários testes e validações por diversas entidades, que comprovaram o total respeito pelas questões ambientais, tendo sido desenvolvido um trabalho, em conjunto com a APDL, de forma a não causar impacto em qualquer atividade já existente.

Viana do Castelo é uma cidade portuguesa, capital do distrito com o mesmo nome, na região do Norte, e integrada na sub-região NUT III do Alto Minho. É sede de um município, com 319,02 quilômetros quadrados de área e 85 445 habitantes, subdivididos em 27 localidades. Na cidade encontra-se o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, um santuário cristão católico localizado no alto do monte de Santa Luzia.


1 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page