top of page

Novo marco legal do gás natural reforça fonte complementar da geração solar no Brasil

grupomotaservicos

Projeto na Câmara Federal deve avançar com escolha do relator

De Brasília

Um acordo costurado pelo presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deve colocar o deputado Laercio Oliveira (PP-SE) como relator do marco legal do gás natural. Com isso, a expectativa de fontes do Congresso é o projeto avance os próximos meses.

O gás natural tem impacto indireto na produção de energia solar. Isso porque o insumo é utilizado também na fabricação de geradores fotovoltaicos. Além disso, o gás natural aparece como uma alternativa de fonte complementar em relação a produção de energia solar e eólica.  

Esse projeto permite que empresas com sede no Brasil possam atuar nesse mercado por meio de autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e não mais por concessão. O objetivo da mudança é destravar os investimentos no setor.

A proposta deve ser discutida em agosto pela Câmara na esteira da movimentação da equipe econômica em torno da reforma tributária. A ideia do governo é aproveitar o empenho dos deputados e senadores no pós-pandemia para reforçar a agenda econômica, com o projeto do risco hidrológico em análise no Senado.

O marco legal do gás natural foi aprovado pela Comissão de Minas e Energia. Uma das principais polêmicas em torno do texto é a preferência para o com capital privado no setor – o que pode provocar divergências no plenário.

Há um requerimento feito pelo líder do Novo, Paulo Ganime (RJ), para urgência do projeto em plenário. De acordo com estimativas de parlamentares, a expectativa é de que os investimentos em termelétricas o país tenha um aumento de geração de energia de 35% – sendo que o gás é p principal insumo nessas usinas.

Estimativas da Agência Internacional de Energia apontam que a demanda por gás natural para a produção de energia elétrica, assim como a energia solar e eólica – se manterá em expansão pelos próximos anos, devido à substituição de outros combustíveis fósseis mais poluentes, como o carvão e os derivados de petróleo.


0 visualização0 comentário

Comentários


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page