top of page

Prefeitura de Oeiras (PI) contará com energia solar

grupomotaservicos

Câmara Municipal aprovou Projeto de Lei que autoriza contratação de financiamento para a construção de uma usina fotovoltaica no município, com investimentos de cerca de R$ 9 milhões

A Câmara Municipal Oeiras, no Piauí, aprovou, no final de junho, um projeto de lei que autoriza o poder executivo municipal a contratar financiamento junto à Caixa Econômica Federal para a construção de uma usina de energia solar no município. Com investimentos de cerca de R$ 9 milhões, a usina de energia solar será construída numa área de dois hectares próxima à Escola Municipal Agrotécnica (antiga Colégio Agrícola), no Bairro Uberaba.

O prefeito do município, José Raimundo, afirmou que a construção o projeto fotovoltaico possibilitará a geração de energia limpa e renovável a partir de placas solares e trará economia ao município. “O financiamento pagará a conta e, depois de dez anos, o custo será insignificante. Tudo aquilo que será gerado vai ser reembolsado à Prefeitura e ela saberá fazer os investimentos necessários”, explicou.

As placas solares têm uma vida útil média de 25 anos, tempo que proporcionará grande economia aos cofres públicos. O projeto foi aprovado em sessão conjunta da Comissão de Constituição e Justiça e Comissão de Fiscalização e Finanças da Câmara.

O prefeito destaca que o benefício será de médio e longo prazo, para as futuras gerações de Oeiras e, por conseguinte, para a gestão pública municipal, que poderá ter recursos extras para atender outros segmentos da administração. “É um projeto inovador, exequível, autofinanciável, que Oeiras merece. A usina foi suprir a necessidade de abastecimento de energia da sede da prefeitura, da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Saúde e da SAAE”, comenta Zé Raimundo.

O uso da energia solar tem crescido de forma significativa entre os agricultores na comunidade Morro do Claro, na zona rural de Oeiras. Os sistemas fotovoltaicos são atualmente uma das ferramentas mais importantes no ganho competitividade e no aumento da produção agrícola na região, especialmente pelos incentivos implantados pela Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA).

Agricultores de uma unidade produtiva, por exemplo, tiveram sucesso na produção de milho e melancia, após receberem o kit de irrigação por sistema de gotejamento doado pela Prefeitura de Oeiras, por meio da SEMA, e as placas de energia solar que também foram doadas pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Oeiras é uma das cidades mais religiosas do Estado, onde ocorre uma densa manifestação religiosa. Destacam-se as festas da Padroeira Nossa Senhora da Vitória, em 15/08, de Nossa Senhora da Conceição, em 08/12 e a Semana Santa, talvez a mais movimentada do Piauí, que inclui Procissões como a do Domingo de Ramos, do Fogaréu (quinta-feira) e do Senhor Morto (sexta-feira da Paixão).

A cidade é um ponto de peregrinação de fiéis em diversas datas religiosas. A tradicional Semana Santa, maior festa religiosa da região, atrai pessoas de várias regiões do Piauí, provendo um espetáculo ímpar de fé e religiosidade popular. A Procissão de Bom Jesus do Passos, a Procissão do Fogaréu e a Descida da Cruz são uns dos mais significativos eventos da Primeira Capital.


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg
0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page