Empreendimento possui 152 painéis fotovoltaicos que irão gerar uma média de 6.5000 KWH por mês, o equivalente ao abastecimento de energia elétrica de 41 casas
O primeiro parque de energia solar em Barras, região Norte do Piauí, vai abastecer a Cooperativa Educacional de Barras (COEB). A inauguração do empreendimento, instalado na comunidade Maribondo, ocorreu no final de novembro deste ano.
O parque tem 152 painéis fotovoltaicos que irão gerar uma média de 6.5000 KWH por mês, o equivalente ao abastecimento de energia elétrica de 41 casas, considerando que uma residência de classe média consome em torno de 157 KWH por mês.
O desenvolvimento do projeto envolveu três cooperativas: Cooperativa de Energia Elétrica Renovável, Telefonia e Desenvolvimento Sustentável do Piauí (COOPSOL), COEB e SICREDI (Sistema de Crédito Cooperativo).
O pico de produção do sistema será no horário de maior incidência de luz solar na região, das 11h às 14h. “A cooperativa presta serviços para toda a comunidade, pessoas físicas e jurídicas, e tem abrangência nacional. Este projeto, em conjunto com três cooperativas, será um gerador de energia com subestação solar e aérea”, comenta Raimundo Martins, presidente da COOPSOL.
A vantagem do sistema é o retorno do investimento em curto prazo e seu funcionamento a base de energia limpa e renovável, uma vez que essa geração irá poupar a emissão de 3,4 mil kg de CO2 por mês, por mínimo de 25 anos, tempo médio de vida útil do sistema.
Entre as características técnicas, estão a garantia de fábrica do inversor, válida por cinco anos, e de garantia de fábrica dos painéis solares, válida por 10 anos, contra qualquer defeito de fabricação. Mesmo que o tempo médio de vida útil dos geradores seja de 25 anos, há uma perda de eficiência de até 17,8%. Isso significa que, se o sistema hoje gera 100 KWH, após 25 anos a garantia é que as placas gerem no mínimo 82 KWH.
Segundo Martins, a perspectiva de serviços é imediata. Além do Piauí, os projetos da COOPSOL estão sendo apresentados em várias cidades do Maranhão. O Piauí é um dos estados que concentram o maior número de usinas solares fotovoltaicas no País. A tendência é que, nos próximos anos, o Estado avance ainda mais nesse segmento.
Um grande investimento neste ano no Piauí foi da Enel, multinacional italiana de energia, que anunciou a construção de uma nova usina com capacidade de 133MW no parque solar de São Gonçalo. A iniciativa vai expandir a capacidade total do projeto para 608 MW. O investimento para essa ampliação é de 100 milhões de euros (R$ 422 milhões).
O governo do Piauí também estuda a implantação de oito miniusinas de energia solar fotovoltaica por meio de parceria público-privada (PPP). Somente com esses sistemas, o estado se tornará autossuficiente no consumo de energia pela Administração Pública.
Comments