Com autonomia de 250 quilômetros e carga completa de três horas, o novo modelo de ônibus fará parte do transporte público de São José dos Campos (SP)
A BYD divulgou o primeiro veículo leve sobre pneus (VLP) articulado e 100% elétrico do Brasil. Por meio da Linha Verde, o automóvel fará parte do transporte público de São José dos Campos (SP). A divulgação ocorreu no Parque Tecnológico de São José dos Campos com a participação de Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da unidade de ônibus da BYD Brasil.
“Esse é o modelo do ônibus 100% elétrico que a BYD irá entregar para cidade de São José dos Campos. Estamos satisfeitos em contribuir para uma cidade mais sustentável e com a mobilidade verde”, anunciou o executivo.
“As prefeituras estão compreendendo a relevância e a necessidade real de substituir veículos por não poluentes. Investir em veículos elétricos melhora a qualidade do ar das cidades, impactando diretamente na saúde da população, além de promover muito conforto ao usuário e motorista”, acrescentou.
A apresentação do veículo também contou com a presença de outras autoridades, como Felicio Ramuth, prefeito de São José dos Campos, e Paulo Guimarães, secretário de Transportes e Mobilidade do município.
Elaborado em parceria com a Marcopolo, o modelo da carroceria Attivi Express é destinado a chassis articulados com propulsão totalmente elétrica e zero emissão de ruídos e gases danosos. A BYD pontua que o automóvel gera maior economia, com custos reduzidos de manutenção e ótima performance.
O modelo tem baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) com autonomia de 250 quilômetros e carga completa de três horas. Além disso, ele possui 22 metros de comprimento e suporta 168 passageiros, sem contar com os espaços para cadeirantes. Em sua fábrica, localizada em Campinas, a fabricante produziu doze ônibus articulados, os quais já estão na Marcopolo para o processo de finalização. A expectativa é de que a frota seja entregue em outubro de 2021.
Segundo a Prefeitura de São José dos Campos, a elaboração da Linha Verde, realizada em consenso sobre as orientações do Plano Diretor, visa responder aos conceitos modernos de planejamento urbano.
A sua finalidade é a promoção do desenvolvimento econômico e urbano, protegendo o meio ambiente com um Transporte Rápido de Massa (TRM), influenciado pelos modelos mais desenvolvidos do mundo. Além do corredor expresso, o eixo sustentável contará com quatro praças ao longo do percurso e, ao todo, terá 75 mil metros quadrados.
Veja também: Bateria Solar da BYD B-Box
Comments