top of page

Projeto prevê instalação de sistema fotovoltaico em órgãos públicos de Aquidauana (MS)

grupomotaservicos
Projeto prevê instalação de sistema fotovoltaico em órgãos públicos de Aquidauana (MS)

Proposta foi apresentada pelo vereador Cláudio Alviço (Patriota) para incentivas a fonte solar na região

O vereador Cláudio Alviço (Patriota) apresentou recentemente na Sessão Legislativa de Aquidauana, município no Mato Grosso do Sul, o projeto de lei que dispõe sobre a implantação de equipamentos de energia solar em imóveis, logradouros públicos e sinalização semafórica do município.

A proposta defende o uso e o incentivo de sistemas solares fotovoltaicos como forma de produzir energia renovável para abastecimento na administração pública. “Na visão de Alviço, esta é uma excelente opção para a região, onde há alta incidência solar, além do fato de o sistema fotovoltaico ter alta vida útil, acima de 20 anos”, justificou o vereador.

A solução, para o parlamentar, é economicamente viável, já que o valor dos painéis solares está cada vez menor. Os componentes têm se modernizado, tornando-se mais potentes e robustos para uso. Além disso, têm alta durabilidade e garante segurança para quem quer investir, além de muito fáceis de instalar. “O equipamento é silencioso e não gera incômodo, além de exigir pouca manutenção ao longo dos anos”, acrescenta. Segundo ele, trata-se de uma solução limpa e sustentável, sem a emissão de gases poluentes para a atmosfera, não o agredindo o meio ambiente.

“O sistema também pode ser implantado de maneira autônoma (sistema isolado ou off-grid), em locais distantes, sem conexão com a rede convencional de abastecimento. Nesse caso, as baterias armazenam a energia capturada pelos geradores”, conta. O parlamentar acrescenta ainda que essa vantagem traz segurança para sistemas que não podem sofrer intermitência de energia, garantindo a ininterrupção do fornecimento de eletricidade, a exemplo dos hospitais, como Hospital Regional Estácio Muniz e Hospital Funrural, no município.

A aposta em sistema de energia solar fotovoltaica diminui o uso de combustíveis fósseis na utilização de geradores. Também traz economia na conta de luz. Numa simulação, os cofres públicos ao longo dos anos, com a instalação desses equipamentos, poderiam economizar entre 50% e 95% na conta de energia”, finaliza.

Agora, o projeto está em análise nas Comissões Permanentes da Casa de Leis, com o objetivo de avaliar sua legalidade e depois seguirá ao plenário para ser discutido e votado pelos pares.

Prefeituras de diversos estados têm adotado o uso de energia solar para reduzir a conta de luz dos órgãos públicos e contribuir com a sustentabilidade do planeta. A primeira a implantar o sistema fotovoltaico no estado, foi a prefeitura de Chapadão, em 2016. O projeto, implantado pela Energisa, foi instalado na unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Esperança. O prédio consome em média 750 Kwh/mês e o sistema implantado gera em torno de 175 Kwh/mês, promovendo economia de 23% nos recursos da prefeitura. No total, foram instaladas sete placas fotovoltaicas para produzir os 175 Kwh/mês. O projeto foi expandido para beneficiar outros órgãos públicos de Chapadão.


quanto-custa-a-energia-solar

0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page