De acordo com a ABVE, espera-se que as vendas passem de 30 mil unidades neste ano, mostrando um crescimento acima de 50%
Segundo levantamento da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave), o país apresentou 13.899 veículos eletrificados emplacados no primeiro semestre de 2021. A quantidade é 1,4% do total de veículos vendidos no mercado interno entre os meses de janeiro e junho.
De acordo com a Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE), os veículos eletrificados incluem automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos 100% a bateria (BEV). São retirados caminhões, ônibus e elétricos levíssimos.
Ao que indica, a partir dos 14 mil veículos emplacados no primeiro semestre, a meta inicial da ABVE será superada – de 28 mil eletrificados até o final do ano. No momento, espera-se que as vendas passem de 30 mil veículos, ou seja, um crescimento acima de 50% sobre os 19.745 de 2020, que tinham sido 66% acima dos 11.861 de 2019. Até o final de junho, a frota de eletrificados circulando no país era de 56.168 automóveis.
Eletropostos
Levantamento feito pela Tupinambá Energia para o Grupo de Eletropostos da ABVE mostra que o total de eletropostos públicos e semipúblicos no país aumentou, aproximadamente, de 500 pontos em março deste ano para 754 em junho, dos quais há 735 operando. Os números mostram um aumento de 50% em quatro meses.
De acordo com o diretor de infraestrutura da ABVE e CEO da Tupinambá, Davi Bertoncello, a análise apresenta que a oferta de eletropostos tem crescido em consonância com o aumento do mercado de eletromobilidade.
Comentarios