Companhia assinala que já possui pedidos que totalizam 5 mil MW em equipamentos e que aposta em tecnologias de controle e supervisão de sistemas fotovoltaicos
A multinacional brasileira Reivax Automação e Controle inaugurou sua primeira linha de soluções voltada ao setor de energia solar centralizada. O investimento realizado pela companhia, que trabalha com sistemas de controle da geração de energia elétrica, fortalece a decisão estratégica de caminhar ao lado do rápido avanço global do segmento de fontes renováveis. A empresa declara possuir sugestões de financiamento que totalizam, aproximadamente, 5 mil megawatts (MW).
Segundo Fernando Amorim da Silveira, CEO da Reivax, a empresa possui uma solução integrada e completa para controle e supervisão com objetivo de capitanear as aplicações no setor. Essa solução compreende o Software SCADA e o equipamento Power Plant Controller (PPC), chamado de PPCx na companhia.
“O controle da geração de energia em usinas fotovoltaicas é um controle conjunto de energia dos diversos inversores, área na qual temos vasta experiência e diversos projetos executados. O PPCx é o equipamento certo para realizar este controle porque determina a potência ativa e reativa, tensão, tensão, rampa e fator de potência da geração de energia”, explica Amorim.
“Este é um equipamento indispensável para qualquer UFV Centralizada, que são aquelas com capacidade de geração acima de 5 MW e que se conectam ao Sistema Integrado Nacional (SIN)”, ressalta o executivo.
A Reivax destaca que, para monitorar a energia entregue ao ponto de conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN), é necessário que as usinas fotovoltaicas com capacidade de produção maior que 5 MW contem com esse tipo de controlador.
De acordo com a Reivax, diferentemente de soluções disponíveis no mercado que processam o PPC dentro do software SCADA rodando em um servidor Windows, o PPCx utiliza um PLC industrial como unidade de processamento, fazendo com que o programa seja instalado em hardware de padrão industrial.
A empresa certifica que esse tipo de equipamento é robusto e capacitado para operação sem interrupções, falhas e em ambientes hostis, exibindo uma confiabilidade de operação (MTBF) seis vezes maior do que servidores para Windows.
“Somado a tudo isto, a empresa dispõe de engenharia própria no Brasil, baseada em sua sede em Florianópolis (SC), permitindo garantir melhor qualidade de serviços durante e após o comissionamento. Isso propicia mais segurança para os empreendimentos que podem contar com suporte rápido e com qualidade em território nacional”, indica a Reivax.
Comentarios