top of page

Segundo CCEE, produção de energia fotovoltaica aumenta 10,4% na primeira quinzena de janeiro

grupomotaservicos
Segundo CCEE, produção de energia fotovoltaica aumenta 10,4% na primeira quinzena de janeiro

Nos quinze primeiros dias de 2021, a fonte foi responsável por somar 674 megawatts (MW), ao passo que, no mesmo período de 2020, foram registrados 610 MW

De acordo com levantamento realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a geração de energia solar fotovoltaica brasileira contou com um acréscimo de 10,4% na primeira quinzena de janeiro em relação ao mesmo período de 2020. Os números obtidos pelo boletim também indicam que, nesses primeiros quinze dias de 2021, a fonte somou 674 megawatts (MW), ao passo que, no ano anterior, totalizou 610 MW médios.

No mesmo período, as usinas eólicas passaram por um crescimento significativo de 89,5% quando comparado ao ano anterior, e as térmicas por um aumento de 23,3%. Entretanto, as usinas hidráulicas vivenciaram uma redução de 9,9% devido às dificuldades sofridas pelo cenário de hidrologia, que experienciou a escassez.

A pesquisa aponta que, em relação à primeira quinzena de 2020, a produção de energia elétrica do Brasil alcançou uma alta de 1,6% englobando as importações, cuja quantidade chegou a 1.205,66 MW médios. O consumo presenciou um crescimento de 1,1%.

Caracterizado por tornar possível a compra de energia elétrica por parte dos consumidores, diretamente das empresas comercializadoras e dos geradores, o Ambiente de Contratação Livre (ACL) manifestou, no mesmo intervalo, um incremento de 10,6%. Em contrapartida, em virtude dos impactos causados pela pandemia da Covid-19, o Ambiente de Contratação Regulado (ACR), no qual os consumidores obtêm energia das distribuidoras, sofreu uma redução de 2,8% na comparação anual.

Expurgando o reflexo das migrações entre os ambientes, nota-se uma diminuição de 0,8% para o ACR, ao passo que o ACL, consumindo 31,5% de toda energia elétrica produzida no Brasil, obteve uma alta de 5,8%.

O levantamento também investiga o consumo de alguns segmentos produtivos na primeira quinzena de janeiro levando em conta, nesse período, o expurgo das migrações de novas cargas entre ambientes. Com aumento de 24,7%, a maior relevância ficou para o ramo têxtil. Seguindo a tendência, estão os setores de veículos e extração de minérios, os quais, respectivamente, apresentaram altas de 18,9% e 17,4%. As principais retrações foram observadas nos setores de serviços e transportes, com porcentagens de -10,4% e -7,2%, respectivamente.


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg
0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page