Projeto é capaz de produzir 153 GWh de eletricidade por ano, contando com capacidade instalada de 82 MWp
O Parque Solar Bosque de Los Llanos, segundo maior empreendimento de energia solar na Colômbia, recebeu 200 mil peças de painéis e 2.250 sets de rastreadores fornecidos pela Trina Solar, direcionados à sua terceira fase de desenvolvimento. O projeto está inserido em uma parceria entre a Matrix Renewables e a Trina Solar para a instalação de uma usina no estado de Meta, na cidade de Puerto Gaitán.
A usina ajudará a diminuir as emissões de carbono em aproximadamente 58.350 toneladas por ano, visto que possui uma capacidade instalada de 82 MWp e pode produzir 153 GWh de eletricidade por ano, o que corresponde à energia consumida por 71.400 casas. As duas primeiras etapas do empreendimento já estão em execução e ligadas à rede nacional, ao passo que a terceira deverá ser iniciada ainda em março.
A Trina detalha que instalou 2.250 sets de unidades do rastreador Trina Tracker da série Vanguard com objetivo de captar a maior quantidade possível de luz solar ao longo do ano. Os rastreadores foram selecionados graças à sua confiabilidade e eficiência confirmadas em duas usinas solares com aspectos ambientais semelhantes, mas localizadas no México.
A Trina afirma que seus rastreadores Vanguard são muito versáteis e flexíveis para usos distintos em inúmeros terrenos e projetos. Os rastreadores passaram no teste do túnel de vento da RWDI, agência protagonista mundial em túneis de vento, e não possuem lubrificantes.
Com sua fileira única proporcionada por seu eixo único horizontal, o rastreador Vanguard tem um slew driver mais seguro e atualizado que permite layouts de lugares flexíveis e com densidade elevada, além de proporcionar total acesso entre fileiras. O modelo abarca diversos pontos de ajuste para alojar uma grande diversidade de colunas de sustentação e qualquer possível desalinhamento que aconteça ao longo da instalação.
Além disso, o Parque Solar Bosque de Los Llanos contou com a instalação de mais de 200 mil peças de painéis dual-glass mono PERC de alta potência com mais de 20% de eficiência máxima. A acomodação entre o sistema de rastreadores e os painéis da Trina Solar podem não só diminuir o custo nivelado de energia (LCOE) mas também proporcionar aos consumidores maiores rendimentos, alta geração de potência e alta confiabilidade.
A companhia destaca que a primeira fase do parque concebeu mais de 1 mil empregos para habitantes da região, com cada usina contratando mais de 300 trabalhadores.
“Na região de Puerto Gaitán, petróleo e gás eram as principais fontes de energia. Porém, com a construção do parque solar, os colombianos começaram a trabalhar com tecnologias novas e promissoras. O governo também está investindo em energia solar, de modo a trocar fontes poluentes por fontes sustentáveis de geração de energia”, apontou a Trina.
Comments