Setor de energia solar continuará em alta em 2017
- grupomotaservicos
- 30 de jan. de 2017
- 2 min de leitura
Mesmo num momento de crise intensa no País, o setor de energia solar destacou-se por ter apresentado forte crescimento em 2016. No início de 2017, a quantidade de sistemas fotovoltaicos conectados na rede da distribuidora era de aproximandamente 1.750 sistemas, chegando a 7,5 mil no fnal do ano.

Dado divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), apresenta um crescimento de 270% em comparação com o ano passado – sem contabilizar os números referentes ao mês de dezembro, que ainda não foram consolidados.
Em entrevista à imprensa, o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia disse que isso demonstra “claramente que a geração distribuída solar fotovoltaica avança mesmo em temos de incertezas econômicas e políticas no País”. Para ele, isso comprova a solidez desse mercado como uma tecnologia de grande potencial e oportunidade real de redução de custos tanto para empresas quanto para a população em geral.
Uma das grandes responsáveis por esse impulso, foi a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que passou permitir a implantação de energia solar, centralizada em grandes parques. Nesse sistema, a energia gerada pode ser compensada na conta de diversos usuários ao mesmo tempo.

O parque, então, é gerenciado por um investidor, os clientes podem compensar a produção de energia na conta de luz. A redução pode variar entre 23% e 25% no valor total da tarifa mensal.
Por conta dessa resolução, de número 687, Pernambuco agora se prepara para receber dois novos empreendimentos: um em Gravatá, assinado pela empresa Insole, e outro em Tacaimbó, da GlobalSun.
De fato, isso foi tão importante para a Insole pretende dobrar seu faturamento em 2017 em relação ano passado. Ao todo, serão implantadas 20 pequenas plantas de geração solar compartilha até o primeiro semestre de 2018.
A Absolar ainda afirma que, nos próximos quinze anos, a matriz fotovoltaica deve atingir 30 GW, o equivalente a quase três Itaipus. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Sauaia disse que: “A quantidade de energia solar que os telhados brasileiros captariam com painéis fotovoltaicos, caso eles estivessem na maioria das casas, superaria com folga a geração total de eletricidade do Brasil”.

Para que a população tenha acesso a equipamentos como placas solares e aproveite todo o potencial da iluminação solar, entidades como o Greenpeace, acreditam que sejam criados mais incentivos pelo governo para incentivar a população.
—
Se você deseja receber mais notícias e ficar por dentro desse universo de energia solar, acompanhe todas as novidades postadas aqui no Portal Solar! O nosso trabalho é difundir e viabilizar a energia solar fotovoltaica no Brasil, ajudando consumidores a entender e a encontrar as melhores soluções disponíveis no mercado.
Acesse o Portal Solar e saiba mais. Aproveite para receber até três orçamentos gratuitos e comece a reduzir os custos com energia do seu negócio.
Comentarios