top of page

SMA reorganiza linha de produção para expandir negócios com armazenamento de energia e revolução dig

grupomotaservicos

Proposta da companhia é manter e ampliar as políticas de inovação e qualidade, a fim de agregar ainda mais valor aos seus clientes

A SMA, uma das gigantes na fabricação de inversores no mundo, com 38 anos de atuação no mercado global, acaba de anunciar uma nova reengenharia na linha de produção para atender a crescente demanda nos segmentos de armazenamento de energia e revolução digital.

A reestruturação da manufatura na SMA prevê a transferência da linha de montagem da China para o território alemão, nas fábricas localizadas em Kassel. O intuito é focar na fabricação de equipamentos no local onde se originou a própria companhia e, com isso, valorizar o produto feito na Alemanha.

A proposta da SMA é manter e ampliar as políticas de inovação e qualidade, a fim de agregar ainda mais valor aos seus clientes, além de se distanciar da guerra de preços proporcionada pelos fabricantes chineses atualmente.

No início de 2012 a SMA adquiriu parte da empresa Chinesa CMIG New Energy (Zeversolar) para formar a SMA New Energy Technology (Jiagsu) Co, com o objetivo de explorar o mercado residencial até 10kW. Em dezembro de 2018, o board da SMA decidiu iniciar o processo de saída do mercado chinês.

“Possuidora de uma das marcas mais conhecidas e copiadas da indústria fotovoltaica, a SMA tomou esta importante decisão em benefício da qualidade e pela busca da excelência, rompendo com a tendência de algumas indústrias do setor fotovoltaico em mover sua fabricação para fabricantes asiáticos”, comenta Pedro Alves, Branch Manager da SMA no Brasil.

“A forte redução nos subsídios chineses para a produção de energia fotovoltaica promoveu uma redução no consumo interno de equipamentos, exigindo que muitos fabricantes chineses direcionassem seus esforços para o mercado externo, justamente para compensar a redução no mercado interno Chinês”, acrescenta Alves.

Segundo o executivo, este movimento para ganhar marketshare tem pressionado os preços dos inversores e forçado inúmeros fabricantes europeus a se adaptarem a nova realidade. “A SMA, como líder em seu segmento, adianta-se a este cenário e busca adaptar-se à nova realidade, reduzindo custos fixos, aperfeiçoando seus processos e reduzindo o peso de sua estrutura na composição dos preços de venda. O objetivo é garantir a competitividade assim como aumentar a capacidade de investimento em inovações de novas soluções”, explica

Solidez financeira

A SMA é uma empresa de capital aberto, listada na bolsa de Frankfurt desde 2008 (S92). De lá para cá, companhia deixou de ser uma empresa familiar e passou a publicar seus resultados quadrimestrais, a despeito do que fazem muitos concorrentes, que não divulgam o resultado de suas divisões fotovoltaicas. As vendas da SMA têm se mantido estáveis nos últimos anos, apesar da forte pressão por redução de preços oriunda dos concorrentes chineses. A empresa é altamente saudável financeiramente e os recursos financeiros em caixa permitiriam à organização ficar mais de quatro anos gerando perdas, o que garante a manutenção do negócio e permite continuidade dos investimentos em inovações.


1 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page