Produto será fornecido para usina Sol do Sertão, da Essentia Energia, empresa de energia renovável do portfólio do Pátria Investimentos
A STI Norland Brasil, fabricante de rastreadores solares de eixo único e estruturas fixas, fechou contrato de fornecimento de equipamentos para a usina solar Sol do Sertão, da Essentia Energia, localizada em Oliveira dos Brejinhos, na Bahia. O projeto é um dos maiores de energia solar fotovoltaica do Brasil, com 474 MWp de capacidade de energia gerada, ocupando uma área equivalente a cerca de 700 campos de futebol.
As obras foram iniciadas em abril de 2020 com previsão de entrar em operação no segundo semestre de 2021. Quando estiver em plena operação será capaz de gerar mais de 1.150 GWh por ano.
O projeto é do setor de geração centralizada, do qual participam usinas de grande porte que geram energia para o mercado livre e regulado. Nesse acordo, toda a energia gerada será dedicada ao mercado livre, com zero emissão de CO2 na atmosfera.
A STI Norland é a única empresa do segmento que atua nos dois tipos de geração de energia no Brasil: distribuída e centralizada. Na geração distribuída, a companhia é a maior fornecedora de rastreadores solares, com 90% de participação de mercado.
O CEO da STI Norland do Brasil, Javier Reclusa, destaca que a parceria com a Essentia Energia, é de grande importância para a STI Norland por ser um dos maiores projetos de energia solar fotovoltaica da América Latina e também do País, além da enorme redução do impacto ambiental que a geração de energia solar fotovoltaica vai gerar. “Esse novo projeto só vem a solidificar a nossa liderança no mercado”, comenta.
Para Adriano Vignoli, CEO da Essentia Energia, embora a preocupação com o meio ambiente e da busca por opções sustentáveis para geração de energia não sejam novidades, o atual momento torna latente a necessidade em redefinir uma série de ações do nosso cotidiano. “À medida que gera benefícios em curto, médio e longo prazo, a energia renovável ganha mais relevância, tornando-se cada vez mais a opção limpa para as pessoas e empresas no que diz respeito ao consumo de energia elétrica”, explica.
Comments