A empresa planeja protagonizar o cenário do mercado solar residencial dos EUA
A Tesla registrou, no quarto trimestre de 2020, um crescimento expressivo nas instalações de sistemas de armazenamento, superando o dobro dos valores obtidos no ano anterior. Apesar da maior disponibilidade de produtos devido ao aumento da fabricação de baterias, a oferta ainda é inferior à demanda.
No período, com volume recorde de 1,584 MWh de instalações de sistemas de armazenamento, a empresa ultrapassou os 759 MWh instalados no terceiro trimestre. O setor de geração centralizada foi essencial para essa expansão, ainda que o mercado residencial também tenha evoluído.
Em 2020, a potência total instalada foi de 3,022 MWh, superando em 82% os 1,651 MWh alcançados no ano anterior. Segundo a empresa, existe a possibilidade de um avanço semelhante ocorrer em 2021 devido à oferta disponível e à demanda do mercado.
Esse avanço também repercutiu sobre as instalações de sistemas de geração solar residenciais, os quais apresentaram o maior volume desde o terceiro trimestre de 2018, saindo dos 57 MW no terceiro trimestre para 86 MW no período seguinte. O dado corresponde a um crescimento significativo quando comparado aos 27 MW instalados no segundo trimestre de 2020, desempenho que foi afetado, sobretudo, pelos reflexos da pandemia da Covid-19.
Em 2019, foi registrado um volume anual de 173 MW, ao passo que, em 2020, esse volume atingiu 205 MW. Elon Musk, CEO da Tesla, afirmou durante a teleconferência de resultados que a companhia carrega o projeto de tornar-se protagonista do cenário do mercado solar residencial dos EUA. No momento atual, essa posição é ocupada pela Sunrun, que registrou um aumento sequencial de 40%, com 109 MW de instalações no terceiro trimestre do ano passado.
Em consequência da inserção dos volumes obtidos pela Vivint Solar – concorrente cuja aquisição foi realizada pela Sunrun em outubro –, o guidance da companhia conta com a expectativa de 171.6 MW instalados no quarto trimestre.
Por isso, supõe-se que a empresa tenha ultrapassado os 413 MW instalados em 2019, chegando aos 455.6MW em 2020, mesmo com os abalos causados pela pandemia. Esse volume simbolizaria mais do que o dobro conquistado pela Tesla no ano.
Comments