UFCA inaugura usina solar em Juazeiro do Norte (CE)
- grupomotaservicos
- 17 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Com potência de 222,6 kWp, previsão é de que a energia gerada atenda entre 20% a 30% do consumo mensal do campus
A Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus de Juazeiro do Norte, no Ceará, inaugurou uma usina fotovoltaica de 222,6 kWp no final de outubro. A usina, composta por um total de 636 módulos fotovoltaicos, está instalada na cobertura dos blocos J, L e N. O investimento total na usina foi de aproximadamente R$ 1 milhão e o tempo de retorno estimado é de cinco anos.
De acordo com o chefe da Divisão de Eficiência Energética da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/UFCA), o engenheiro André Wagner de Barros Silva, a partir do histórico de consumo de antes da pandemia, a previsão é de que essa potência de 222,6 kWp atenda entre 20% a 30% do consumo mensal de energia do campus Juazeiro do Norte.
O processo de implantação durou três meses e, após todos os trâmites necessários junto à Enel, companhia de rede elétrica local, a geração de energia começou no dia 30 de outubro. Silva afirma que neste período de pandemia, em que as atividades presenciais estão suspensas, está havendo uma economia de energia de 50%. A economia vai ser revertida para investimentos no campus.
O Ceará é um dos estados que mais cresce no segmento de energia solar no País. O número de residências e estabelecimentos comerciais que geram a própria energia com placas solares (geração distribuída) mais do que dobrou no Ceará nos últimos 12 meses, registrando um crescimento significativamente acima da média nacional. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o segmento de geração distribuída aumentou 172% no Estado, enquanto no País o avanço foi de 136% no mesmo período. No Ceará, as residências lideram as unidades consumidoras (70%), o equivalente a 7.867 unidades, o comércio responde por 21%, com 2.365 e o restante está dividido entre consumidores rurais, industriais e pelo setor público.
O Estado conta com 178 municípios com sistemas de geração distribuída, conforme a Aneel, somando 11.162 unidades consumidoras com o sistema, totalizando uma potência de 135,4 megawatts (MW).
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) é vinculada ao Ministério da Educação e composta por cinco campi (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó – este último atualmente desativado). A UFCA recebe estudantes de todo o Brasil – a maior parte deles dos 28 municípios do Cariri. Apesar da curta trajetória, a instituição já soma, ao todo, 25 cursos de Graduação, sete cursos de Especialização (seis deles, Residência Médica), quatro cursos de Mestrado e um de Doutorado.
Veja também: Usinas termonucleares



Comments