Recebendo o nome de Base One, o projeto será abastecido por mais de 3.4 gigawatts (GW) de energia renovável e irá gerar mais de 600 milhões de quilos de combustível por ano
A Enegix Energy, após firmar um memorando de entendimento com o governo do Ceará, divulgou que desenvolverá a maior planta de hidrogênio verde do mundo no estado. Segundo a empresa, o empreendimento, que recebeu o nome de Base One, será abastecido por mais de 3.4 GW de energia renovável e irá gerar mais de 600 milhões de quilos de combustível a cada ano. A expectativa para o investimento é de US$ 5,4 bilhões.
Em 19 de fevereiro, houve a assinatura do memorando com o governador Camilo Santana. A companhia analisa que, devido ao acesso direto aos principais mercados do mundo por meio de rota marítima, o território cearense oferece uma região estratégica para a geração de hidrogênio. A construção da planta ocorrerá no Porto de Pecém, que oferecerá a infraestrutura e o volume de água necessário para o processo de eletrólise, responsável pela separação do hidrogênio.
De acordo com a Enegix, contando com zero emissões, a planta será totalmente alimentada por fontes renováveis e desfrutará da capacidade do Ceará em geração eólica e solar, com objetivo de cumprir com a demanda atual, possibilitando o crescimento da Base One para mais de 100 GW.
“Nossa parceria com o governo do Ceará é uma marca histórica para a companhia. A Base One tornará o estado em um dos principais exportadores de hidrogênio e estabelecerá a Enegix como uma produtora global de energia renovável”, disse Wesley Cooke, CEO da companhia.
“Por meio dessa parceria, queremos criar um novo modelo de energia sustentável e reduzir a dependência de fontes com alto fator de emissão de carbono, como o diesel”, explicou Cooke. A empresa prevê que o projeto oferecerá vantagens à comunidade local e ao estado, visto que poderá criar milhares de postos de trabalho ao longo de sua construção e empregos fixos para a operação e o gerenciamento da planta.
Estima-se que a planta levará de 3 a 4 anos para ser finalizada. A companhia declarou ter firmado um memorando de entendimento com uma consultoria técnica e uma empresa de engenharia internacional, de forma a elaborar uma pesquisa de viabilidade. Além disso, em pouco tempo, começará o procedimento para obter licenças ambientais. Hoje em dia, a Enegix está à procura de fechar acordos com investidores.
留言