Equipamento é ideal para smartphones, tablets, câmeras e outros eletrônicos, sobretudo em viagens longas e sem eletricidade
A gigante chinesa Xiaomi lançou o carregador solar portátil Yeux, ideal para recarregar eletrônicos em viagens longas, onde não há eletricidade, como em acampamentos, na prática de ciclismo, trilhas, montanhismo, entre outras atividades. Com capacidade de 6.400 mAh, o equipamento é versátil podendo também ser recarregado via eletricidade. Com duas portas USB-A (5V/3A), uma micro USB (5V/2A) e uma USB-C (5V/3ª), pode carregar smartphones, tablets, câmeras e outros eletrônicos, inclusive outro power bank.
A novidade está restrita à plataforma de financiamento coletivo Youpin, onde os consumidores interessados em participar da captação de recursos do crowdfunding deverão desembolsar 349 yuans (R$ 260 em conversão direta).
Ainda segundo a empresa, o novo carregador portátil pode ser utilizado mesmo em dias de chuva por ter alta taxa de conversão de luz solar em energia elétrica. Ele é adequado para ficar preso à mochila por um “gancho” e recarregado naturalmente.
O power bank é composto por painéis de energia solar altamente sensíveis que convertem a luz do sol em corrente elétrica. A placa utiliza tecnologia de chip solar capaz de detectar a intensidade da luz e definir o padrão ideal de fornecimento de energia.
Para saber o nível de carregamento da bateria, o aparelho mostra três cores de LED. A luz verde indica que a luz solar está sendo bem recebida; amarela significa que a luz está média e a vermelha que a luz solar recebida está fraca. Além disso, o Yeux é protegido por tecido Oxford e conta com certificação IP de resistência à água.
Ainda não há informações sobre a chegada do carregador ao mercado brasileiro. Em agosto de 2019, a Xiaomi registrou patente na OMPI (Escritório Mundial de Propriedade Intelectual) para um smartphone que recarrega a bateria a partir de energia solar, sem a necessidade de um carregador. O aparelho vem com um painel solar instalado na parte traseira.
A tela não apresenta qualquer interferência de câmera, botões ou outros componentes. Também haverá um sensor de impressão digital embutido no display, já que o painel traseiro é amplamente coberto por pelo sensor de energia solar.
Saiba mais: Bateria solar
Commentaires