O novo CBX Solar, com painéis solares da empresa Sunflare, é capaz de gerar 36W de energia para carregar celulares, lanternas e outros dispositivos
A Takima, fabricante americana de itens para overlanding e camping, lançou uma caixa de teto para carros que conta com painéis solares para gerar energia elétrica aos passageiros do veículo. O novo CBX Solar, com painéis solares da empresa Sunflare feitos de cobre e gálio, é capaz de gerar 36W de energia. As caixas CBX Solar chegarão ao mercado em agosto, por US$ 1.299.
Com essa inovação, os ocupantes do carro podem utilizar os equipamentos como celulares, lanternas e outros dispositivos para qualquer emergência, ou até mesmo para se localizar e evitar transtornos.
De acordo com a Takima, é possível carregar telefones e outros dispositivos móveis no acampamento sem se preocupar em esgotar a bateria do carro, por meio de duas portas USB integradas que produzem 5 volts (máximo de 3A). Sem contar que o painel foi projetado para ser resistente a impactos, calor, frio e vento.
A caixa solar fica no teto da nova linha Yakima CBX, que também inclui modelos não solares de 4,6 e 5,4 metros de comprimento. A empresa destaca que a nova linha oferece uma estética mais elegante, mais angular e uma nova textura externa se comparada com os modelos mais antigos.
Também é incluído em cada caixa uma alça de tampa que se desconecta após o bloqueio para aumentar a segurança. Além disso, a ferramenta de limitação de torque usada para apertar o material de montagem fica dentro da caixa.
A energia solar tem sido muito útil para recarregar a bateria do celular. A tecnologia chegou também para as mochilas para quem precisa cumprir um trajeto distante e sem pontos e recargas. Recentemente, o designer de produtos norte-americano Bread Brister, desenvolveu um protótipo de mochila solar para essa necessidade.
O projeto inovador e útil para os mochileiros, chamado de SunUp, foi realizado durante a conclusão de curso do designer que teve o apoio da The North Face. Totalmente articulada, a mochila foi projetada para ser leve e maleável, ao mesmo tempo em que precisava otimizar a captação de energia do sol por meio de um minipainel acoplado na parte de cima.
Brister explica que a mochila consegue carregar de maneira eficiente sua bateria interna de 4000mAh em 12 horas, por meio de um painel de 15w. Dessa maneira, é possível garantir carga completa de equipamentos eletrônicos menores, proporcionando mais segurança e conforto para os mochileiros.
Comments