O setor solar fotovoltaico cresce a passos rápidos no país, Impulsionado pelo advento da Resolução Normativa 482.
Editada pela ANEEL em 2012 e revista em 2015 e 2017, o sistema de net metering brasileiro (ou seja, “medição líquida”) é marcado pela possibilidade de o brasileiro gerar sua própria energia e receber créditos ao final do mês em sua conta de luz.
Agora, o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) passa por novo processo de revisão. Este processo, iniciado em maio de 2018, já se encontrava previsto desde 2015, e promete ser o mais importante da história da geração distribuída no país. O porquê é simples: tendo como principal ponto de discussão a manutenção ou não da forma como se dá a compensação hoje – ou seja, de um para um -, as alterações vindouras podem alterar profundamente a forma como são estruturados os projetos em geração distribuída.
Ainda é cedo para dizer o que vai acontecer: estamos no meio do processo, e a previsão é de que a nova resolução seja publicada somente ao final do ano. Duas coisas, contudo, são certas. A primeira é que aqueles que se conectarem à rede ainda em 2019 manterão as regras atuais e mais favoráveis. A segunda é que a partir de 2020 o setor será marcado por transformações nos modelos de negócio e as empresas que buscarem inovar antes, têm grande chance de se destacar.
No próximo dia 19, às 14h, falaremos mais sobre o que está por vir no 1º Webinar 2019, moderado pelo Rodolfo Meyer, fundador do Portal Solar, e apresentação da Bárbara Rubim, CEO da Bright Strategies.
Bárbara Rubim é advogada e sócia-fundadora da Bright Strategies, uma consultoria dedicada à análise do setor de elétrico e a auxiliar empresas e investidores na estruturação de projetos para geração distribuída. Atuando no setor de energia há mais de seis anos, já coordenou a área de estratégia e inovação da Alsol Energias Renováveis e esteve à frente da campanha de energia do Greenpeace Brasil. Além disso, também atuou como Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e desenvolveu projetos para a ONU-Habitat. Atualmente, ocupa também as posições de Vice-Presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
A Bright Strategies é uma consultoria especializada em ajudar empresas e investidores no desenvolvimento de projetos em geração distribuída, sob as perspectivas jurídica e regulatória.
Para se registrar grátis no webinar clique no botão abaixo:
Saiba Mais: Cálculo Solar | Aquecedor Solar | Painel de Energia Solar
Comentarios