Acordo deve proporcionar o desenvolvimento de novos equipamentos de eficiência energética, medição, monitoramento, inteligência de dados e gestão
A companhia de energia renovável 2W Energia divulgou ao mercado um memorando de entendimento para adquirir todo o capital da Way2. “A aquisição vai acelerar o investimento da 2W Energia na digitalização e otimização de produtos com foco em maior eficiência energética. Também reforça nosso propósito de levar ao mercado soluções de alto desempenho e inteligência de dados, empoderando cada vez mais o consumidor a escolher seu fornecedor de energia”, detalhou Claudio Ribeiro, CEO da 2W Energia.
A Way2 foi fundada em 2005 e consiste em uma empresa que fornece tecnologias responsáveis por solucionar questões do setor elétrico, abarcando a gestão e medição de energia, atendendo aos clientes nas categorias de geração, geração distribuída, consumidores e distribuição. Segundo a 2W, a aquisição está relacionada ao Programa de Inovação e Tecnologia, promovido no início do ano com a inauguração da 2W Ventures e do 2W Labs.
Esses programas são destinados à elaboração de novas tecnologias e equipamentos digitais do segmento, além de permitir o avanço de startups ligadas ao ecossistema de energia no território nacional. “Estamos olhando para a revolução tecnológica que acontece no setor. A aliança das duas empresas possibilitará o desenvolvimento de novos produtos de medição, monitoramento, eficiência energética, gestão, resposta à demanda e inteligência de dados. Queremos ser líderes em plataformas de tecnologia no setor elétrico”, destaca o CEO.
Ricardo Grassmann, presidente da Way2, considera que o acordo também é essencial para o plano de desenvolvimento estratégico da companhia. “Com a concretização do negócio, a Way2 espera ampliar a contribuição da empresa para a evolução do setor elétrico. A nossa história é de pioneirismo e inovação em soluções que através da digitalização viabilizam o mercado”.
“Estávamos buscando um parceiro estratégico para esta nova fase do mercado e encontramos na 2W um alinhamento de propósitos especial, o que para nós foi fundamental para esta decisão”, pontuou Grassmann.
A Way2 viabiliza soluções de gestão e medição de energia para 70% da capacidade instalada de geração no Brasil. Além disso, ela também fornece essas soluções para 50% das distribuidoras privadas e 70% das nacionais, atendendo a mais de 1.500 grandes consumidores de alta tensão.
Para firmar o acordo, a 2W recebeu assessoria financeira da XP Investimentos e assessoria jurídica do escritório Lobo de Rizzo. Já a Way2 contou com assessoria financeira da LKC Capital e assessoria jurídica do Demarest Advogados.
Comments