Levantamento realizado pela ElektSolar indica crescimento de 50% na procura pelo aprimoramento no setor fotovoltaico
Durante os meses de janeiro a abril deste ano, a busca por cursos online em energia solar cresceu cerca de 50% durante a pandemia da covid-19 no Brasil. A análise foi realizada pela Elektsolar, uma das empresas pioneiras no mercado de treinamentos no setor fotovoltaico nacional.
A Elektsolar, sediada em Florianópolis, oferece cursos tanto em módulos introdutórios (instalação, projetos, vendas) quanto avançados desde 2013. Em 2019, a empresa registrou um aumento na procura, impulsionado pela expansão da geração distribuída no Brasil. Os cursos introdutórios da empresa já formaram mais de 100 turmas no País.
De acordo com Gabriel Guimarães, diretor de educação da Elektsolar, os brasileiros têm encontrado no mercado fotovoltaico uma nova possibilidade de crescimento profissional, ainda mais durante esse período da pandemia e com a queda da atividade econômica, já que o setor solar é visto por autoridades no mundo inteiro como uma área estratégica para a retomada do crescimento, incluindo o Brasil.
Além disso, os profissionais notaram que existe, no mercado fotovoltaico, uma nova possibilidade de mudar de ramo e se especializar dentro de um segmento que cresce a cada ano na economia brasileira. “O mercado de energia solar no Brasil tem crescido cerca de 300% ao ano no País desde 2015”, afirma Guimarães.
Sendo assim, a empresa investiu na criação de cursos como comissionamento de projetos fotovoltaicos e softwares específicos para o segmento. Tudo será realizado por meio de uma plataforma de ensino a distância (EAD) e alguns cursos contarão com ferramentas de realidade virtual. “A plataforma EAD vai possibilitar alcançar tanto pessoas físicas quanto empresas, no formato in company”, comenta o diretor.
Para os treinamentos, a companhia vai dividir entre aulas ao vivo, que permite a interação dos estudantes, com aulas pré-gravadas e presenciais, que serão realizadas no segundo semestre de 2020. Segundo Guimarães, com as ferramentas digitais, a empresa vai atingir alunos que viajavam grandes distâncias para fazer os treinamentos.
A Elektsolar foi fundada por profissionais graduados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de instituições de ensino na França e Alemanha, como: Polytech Marseille, Institut National De L’Energie Solaire (INES), Technische Universität Dresden (TUD) e Technische Universität München (TUM).
Além da formação acadêmica de alto nível, os profissionais se diferenciam pela experiência prática em execução de obras. A empresa está entre as mais reconhecidas instituições de treinamento e consultoria em energia fotovoltaica no Brasil graças ao constante aprimoramento técnico da nossa equipe e foco na satisfação do cliente.
Para ter acesso aos cursos na Plataforma online, acesse o site: https://elektsolar.com.br/portfolio-item/cursos-online/
Comentários