A decisão final sobre o investimento deverá ocorrer em 2021
Em conjunto com a Equinor e a Hydro, a Scatec Solar assinou um memorando de entendimento, o qual tem como objetivo desenvolver uma usina solar com capacidade de 480 MW, que ficará situada no Rio Grande do Norte com local já definido. De acordo com o memorando, a posse e o desenvolvimento conjunto da planta irão englobar as três companhias, mas a utilização de parte da produção será realizada pela Hydro. A previsão das empresas é de que a decisão final do investimento aconteça em 2021.
Em nota divulgada pela Scatec, Terje Pilskog, vice-presidente executivo de desenvolvimento e financiamento de projetos, manifestou a satisfação da companhia com o acordo. “Estamos contentes com a parceria com a Hydro e Equinor, e acreditamos que será uma colaboração frutífera”.
“Nós temos interesses mútuos na cooperação e desenvolvimento desse projeto solar, combinando a experiência da Scatec e da Equinor com empreendimentos de energia renovável de grande porte com a forte competência da Hydro em relação a demanda do mercado por energia limpa e redução de custos”, pontuou Pilskog.
Olivier Girardot, diretor de crescimento renovável da Hydro, declarou que a empresa procura diminuir, até 2030, as emissões de carbono em 30%, afirmando que a maior parte dessa redução virá do território brasileiro. “Para atingir esse objetivo, o acesso suficiente à energia renovável é fundamental”.
“Esse projeto demonstra nossa decisão de colaborar com líderes da indústria para desenvolver um portfólio substancial e equilibrado de projetos com que a Hydro poderá contar num futuro próximo”, completou o executivo.
A parceria poderá fazer com que a Equinor e a Scatec ampliem seus portfólios de projetos relacionados à energia renovável, abarcando uma fazenda solar de 162 MW localizada no Ceará e finalizada em 2018. O memorando simboliza mais uma ligação entre as duas companhias, sendo a Equinor dona de 15,2% das ações da Scatec.
“Nós dissemos que iríamos desenvolver ativos renováveis lucrativos em mercados selecionados e esse memorando representa uma chance de explorar oportunidades no Brasil”, enunciou Olav Kolbeinstveit, vice-presidente de energia e mercados da Equinor.
Comments