O acordo foi realizado com a Wuxi Shangii CNC e permitirá o fornecimento de diversos wafers e lâminas de vidro
Visando impulsionar a produção de painéis solares da série Vertex, a Trina Solar realizou acordos que possibilitam o fornecimento de lâminas de vidro e wafers. Esse abastecimento ocorrerá por meio de uma resolução feita com a Wuxi Shangii CNC, disponibilizando mais de 2 bilhões de wafers entre os anos de 2021 e 2025. Nessa perspectiva, serão adquiridos ao menos 4 GW por ano, totalizando 20 GW.
A Trina iniciou a fabricação em massa de modelos de 550 W no final de setembro, por meio da inauguração de uma fábrica na província de Jiangsu, na China. Desse modo, as perspectivas para a nova série Vertex são elevadas, havendo a pretensão de se alcançar a capacidade de 21 GW em 2021 e 31 GW em 2022.
De acordo com pesquisa realizada pela consultoria PV InfoLink, é previsto um investimento de US$305 milhões a cada ano para a compra desse tipo de equipamento. Seguindo as medidas padronizadas da série Vertex, os wafers terão 210mm. Entretanto, as dimensões das peças poderão ser ajustadas conforme as exigências do mercado.
Partindo dos termos do contrato assinado com a fornecedora de vidro Almaden, a Trina Solar irá garantir 85 milhões de metros quadrados de vidro fotovoltaico por um valor de US$ 320 milhões, o qual será usado majoritariamente na produção da série Vertex.
Segundo a PV Tech, a procura por vidro fotovoltaico tem se sobressaído em relação à oferta. Isso fará com que os fabricantes expressem a insatisfação com os preços, os quais se mantêm em uma faixa que não é observada desde setembro.
Seis grandes empresas inseridas no mercado de energia fotovoltaica levantaram certos pontos para que o Partido Comunista Chinês passe a considerar o 14º Plano Quinquenal, o qual será anunciado em 2021.
As empresas em questão consistem na Risen Energy, Canadian Solar, JA Solar, Longi, Jinko Solar e Trina Solar, as quais certificaram que estão elaborando os planejamentos necessários para conseguir os recursos suficientes para a produção de vidro fotovoltaico. Além disso, solicitaram o auxílio do governo chinês nesse segmento, já que a fabricação do material foi prejudicada com o rápido crescimento da indústria de energia fotovoltaica.
Em Novembro, a Trina Solar divulgou o Vertex S, modelo voltado para o sistema de geração distribuída. Almeja-se que a sua capacidade chegue aos 10 GW e que a sua produção seja iniciada em janeiro de 2021.
Comments