Com o objetivo de comportar todos os funcionários contratados ao longo da pandemia, empresa dobra o tamanho do escritório
A Genyx Solar Power, empresa distribuidora de produtos de energia solar com sede localizada em Contagem (MG), completa 10 anos e espera seguir com a expansão do setor fotovoltaico brasileiro este ano. A companhia declara que, apesar da pandemia da Covid-19 e da conjuntura econômica desafiadora do país, foi registrado um crescimento recorde em 2020.
“Temos as melhores perspectivas possíveis, continuamos seguindo nosso plano de expansão. Estamos dobrando o tamanho do nosso escritório para comportar os funcionários admitidos durante a pandemia que, em sua maioria, continuam em home office”, relatou Bruno Catta Preta, gerente comercial da Genyx, durante entrevista ao InfoSolar.
Bruno pondera que o mercado solar brasileiro não está no mesmo plano que o restante da economia. Ele também menciona a projeção da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) de que serão acrescentados, em 2021, mais de 4,9 gigawatts (GW) de potência instalada, abarcando o total dos sistemas distribuídos e das usinas de grande porte.
“Temos orgulho de, pelo terceiro ano seguido, figurarmos entre as maiores distribuidoras de produtos para energia solar do país. Nossa empresa está pronta para atender o mercado, somos a única distribuidora nacional a oferecer as três topologias de sistemas, os instalados com micro inversor, com inversores string ou com otimizadores de potência, além da exclusiva Smartflower”, disse o executivo.
“Vamos participar de feiras e eventos em todas as regiões do Brasil, assim que for possível e seguro. Como gerente comercial da Genyx, quero ter o prazer de poder receber a maior quantidade possível de empresários do setor solar, afinal de contas os negócios são realizados por pessoas”, relata destacando que a meta para o futuro é estar cada vez mais próximo dos integradores, que formam o público da empresa.
O gerente também confia que o novo regramento para a geração distribuída (GD), debatido na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e no Congresso, não deverá trazer mudanças abruptas. “A discussão sobre a regulação do setor é algo que tratamos com muita naturalidade, sabemos que faz parte do processo de amadurecimento do nosso setor, e acreditamos que não ocorrerá nenhuma mudança abrupta que chegue a inviabilizar os negócios”.
Além disso, Catta Preta compreende que temáticas cambiais, como a desvalorização do real em comparação ao dólar, precisam integrar o planejamento de empresas que trabalham com produtos importados. O executivo aponta que a Genyx conseguiu se ajustar rapidamente à conjuntura causada pela pandemia em 2020.
“Tivemos que transferir quase todos nossos funcionários para o regime de trabalho em home office em março. Imediatamente começamos uma série de treinamentos e remodelagem da nossa forma de trabalhar para mantermos o padrão Genyx de qualidade. Passado o momento de baixo volume de negócios que o mercado teve entre os meses de março e maio, retornamos a patamares pré-pandemia, e finalizamos o ano com um crescimento recorde”, afirmou.
“Além disso, nos consolidamos como a principal distribuidora de micro inversores Hoymiles do Brasil, fizemos parceria com a SolarEgde, ofertando em primeira mão os inversores monofásicos, com opção de carregador de carro elétrico, que sabemos que é uma grande tendência mundial”.
“Estamos no mercado antes de existir a resolução normativa que regulariza o setor, a REN 482 de 2012. Nosso país, apesar de ter entrado tardiamente na corrida pela instalação de sistemas fotovoltaicos, apresentou uma rápida evolução. Fechamos 2019 ocupando a décima sexta posição no ranking mundial”, concluiu Catta Preta destacando o pioneirismo da companhia, que atua desde 2011.
“Nosso posicionamento como distribuidora de produtos sempre foi de assumirmos a responsabilidade de fazer a curadoria dos melhores produtos, e ajudar na formação e desenvolvimento do mercado solar. Oferecemos constantemente cursos e treinamentos gratuitos que ajudam a qualificar e profissionalizar nosso segmento”.
Opmerkingen