Investimento busca a elaboração de novos projetos e possibilidades de compra de ativos
Até 2025, a Cemig SIM deverá contar com aportes de cerca de R$ 1 bilhão. A companhia, que opera nos mercados de soluções em eficiência energética e de energia solar por assinatura, aponta que o investimento será destinado a possibilidades de aquisição de ativos que impulsionem a oferta e a elaboração de novos empreendimentos de fazendas solares, utilizando as capacidades de engenharia já disponíveis. A estimativa é, nos próximos quatro anos, expandir a capacidade atual instalada para 275 MWp.
“Nós acreditamos que o futuro do setor elétrico passa por um aumento do volume de recursos distribuídos e sistemas inteligentes. Portanto, é estratégico para a companhia fortalecer a atuação no segmento de geração distribuída (GD), ou energia solar por assinatura”, afirmou Danilo Gusmão, CEO da Cemig SIM. Hoje em dia, a companhia tem um parque de 11 fazendas solares e, ainda no primeiro semestre deste ano, estima a entrada de outras 7.
Os recursos compõem o plano anunciado há pouco tempo pela empresa, que consiste em alcançar, até 2025, 30% de atuação no mercado de energia solar por assinatura em Minas Gerais com lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) em R$ 170 milhões por ano.
O executivo ressalta que a companhia tem preservado um avanço constante desde a sua inauguração, realizada em outubro de 2019, sendo orientada por um plano institucional que visa assegurar uma participação construtiva – tanto do ponto de vista regulatório quanto financeiro – no desenvolvimento de um modelo sustentável de geração distribuída.
“O mercado GD é caracterizado por muitos agentes, mas a SIM seguirá com foco em Minas Gerais. Acreditamos na força da marca, que carrega a solidez e a credibilidade do Grupo Cemig, e, ainda, apresenta capilaridade no relacionamento com os clientes em todo estado”, destacou Gusmão.
Ele detalhou que a Cemig SIM instituiu um modelo comercial otimizado e digitalizado de atendimento, adotando soluções digitais. De início, a companhia operava somente nos setores comerciais (empresas de diferentes segmentos, condomínios, agências bancárias, supermercados, padarias, farmácias, fábricas, agências bancárias e lojas). A empresa expandiu, a partir de abril, o fornecimento destinado ao público residencial, apropriado para consumo maior que 300 kWh.
Nos dias de hoje, a Cemig SIM possui em sua carteira aproximadamente três mil clientes de energia solar por assinatura. “Com o investimento estratégico que se inicia agora, estamos confiantes de que a oferta de produtos e serviços da SIM é completa e proporciona maiores oportunidades comerciais de fidelização e relacionamentos de longo prazo para clientes com as mais variadas necessidades”, finalizou o executivo.
Comments