Em 2020, a companhia passou de 20 para 50 instalações por mês, considerando o volume de projetos contratados
No segundo semestre de 2020, a Entec Solar – empresa do Paraná voltada para o fornecimento, instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos – alcançou um aumento de 1.000% na busca por sistemas de energia solar. “Hoje atendemos mais de 100 pessoas interessadas em todo o Brasil, que querem saber como diminuir seus custos com energia. Em volume de projetos, passamos de 20 para 50 por mês em 2020”, disse Jessé Jaelson da Silva, sócio e diretor da Entec Solar.
De acordo com Jessé, a energia solar se fixou como uma tendência para o mercado nacional, o qual entendeu as vantagens trazidas por ela não só para a preservação do meio ambiente, mas também para as finanças. A acessibilidade a essa solução tem se tornado cada vez maior, uma vez que possui oportunidades de financiamento e um valor reduzido de quase 90% nos últimos dez anos.
“Geralmente o cliente opta por trocar o valor da sua fatura de energia elétrica pelo valor do financiamento. No início, esse valor costuma ser um pouco maior, mas em até três anos ele terá um bem quitado que continuará gerando energia por mais 30 ou 35 anos. Só os painéis têm garantia de 25 anos”, certifica a sócia e diretora Fernanda da Silva Pereira.
A empresa assinala já ter produzido, em cerca de 700 instalações realizadas em seus quatro anos de atividade, uma economia de aproximadamente R$ 5 milhões. A Entec carrega expectativas positivas para 2021. “Acreditamos atingir 150 instalações por mês ao longo do ano”, afirma Fernanda.
As projeções encontram-se fundamentadas, sobretudo, nos ensinamentos que a pandemia proporcionou à empresa. A Entec, que antes estava habituada com a prestação de serviços industriais e comerciais, passou pela paralisação dos investimentos realizados por esses segmentos devido à pandemia da Covid-19. Por isso, a companhia decidiu expandir o seu foco para o setor residencial, observando um aumento de 10% no faturamento em comparação com o valor obtido em 2019.
“Mais de 60% de nossos projetos eram comerciais e industriais e frente ao corte em investimentos do mercado, que aconteceu perante a crise, montamos uma nova estratégia de comunicação, ampliando as divulgações para as mídias sociais. O resultado foi o aumento na procura por parte de pessoas físicas, o que sustentou a empresa durante os meses mais difíceis da pandemia e o que nos motivou a buscar novos mercados para expandir”, avalia a diretora.
Outras áreas foram inseridas no processo de adaptação ao cenário de pandemia. Antes disso, a companhia trabalhava com representantes que visitavam os clientes presencialmente. Com a nova conjuntura, a Entec precisou criar um modelo de atendimento desde a análise dos telhados para instalação dos painéis solares até a assinatura de contratos.
“A indústria solar era resistente à venda virtual. Projetos, propostas e contratos detalhados levaram instaladores e revendedores a preferir conversas presenciais. Mas a pandemia tornou a preferência insustentável. Então mudamos processos para atender o momento e agora estamos capacitados a trabalhar de maneira totalmente digital. Antes, um vendedor fazia três visitas por dia, agora faz mais de 20 atendimentos on-line com a mesma eficiência e qualidade”, esclarece Fernanda.
Com a expansão da capacidade de atendimento, a Entec prevê o seu crescimento em 2021. “Nossa expectativa é começar forte o ano, atendendo projetos residenciais e voltar, gradativamente, a atender também os mercados industriais e comerciais, que já dão sinais de volta à normalidade”, pontuam os sócios da empresa.
“Iniciamos 2021 com projetos que haviam ficado adormecidos durante a pandemia e abrimos, ainda, a oferta de nossos serviços ao mercado rural. Inclusive, como correspondentes bancários, temos autorização para fazer todo o processo de financiamento, o que facilita muito em termos de negociação para ambas as partes”.
Conheça nosso financiamento fotovoltaico
Comments