Dessa quantidade, 21% são geração solar e 79% são oriundos da geração eólica
Engie mencionou um acréscimo de 3 GW de nova capacidade renovável em 2020, abarcando quase 2 GW nos Estados Unidos. A geradora declara que conseguiu preservar o patamar de crescimento obtido em 2019, apesar dos desafios causados pela pandemia da Covid-19.
Dessa quantidade adicionada, 21% são oriundos da geração solar, e 79% da geração eólica. As novas instalações encontram-se em diversos locais da Europa (0,9 GW), América Latina e outros (0,3 GW) e América do Norte (1,8 GW).
Para a companhia, 2020 foi um ano memorável, com quase 2 GW acrescentados em quatro estados dos EUA. Atualmente, a empresa tem, no continente norte-americano, mais de 3 GW operacionais de capacidade de geração renovável.
A Engie contava, ao final de 2020, com um acréscimo de 5 GW em relação a 2019, totalizando 31 GW de instalações renováveis operacionais. Além disso, a companhia garantiu 2 GW em projetos que já estão em atividade na Europa. A expectativa do grupo é de, entre 2019 e 2021, adicionar 9 GW de nova capacidade renovável.
Entre as fontes que compõem a capacidade bruta de geração da Engie (101 GW), 30% são renováveis. O portfólio de geração da empresa é formado, ao todo, por 43% de solar e eólica e 57% de capacidade hidrelétrica.
A geradora oferece energia renovável para consumidores do setor privado e público por meio da elaboração de projetos de geração. Com isso, a partir de contratos de energia de longo prazo (PPAs) com mais de 1,5 GW em acordos fechados em 2020, o grupo considera reforçar sua atuação nesse setor.
Catherine MacGregor, CEO da Engie, declarou que o comissionamento de 3 GW adicionais de capacidade renovável em 2020 coloca a companhia como protagonista no desenvolvimento da geração limpa, visto que tal ação é coerente com os processos de avanço do segmento.
“Isso é uma conquista dentro de um contexto desafiador para a indústria em 2020. Essa performance nos coloca no caminho para cumprir nossa meta de 9 GW de capacidade entre 2019 e 2021, o que nos faz confiantes na nossa capacidade de acelerar mais nosso crescimento em renováveis no futuro”, pontuou MacGregor.
Σχόλια