Empresa firmou contrato de longo prazo com uma produtora da matéria-prima, a Dago New Energy
A JA Solar e a Dago New Energy fecharam um contrato de fornecimento de silício policristalino de alta pureza até o final de 2025. Em um período de três anos e meio – entre julho de 2021 e dezembro de 2025 –, conforme os termos do acordo, serão fornecidas 78,2 milhões de toneladas da matéria-prima para a fabricante de módulos fotovoltaicos.
De acordo com as circunstâncias do mercado, os preços e volumes serão negociados em base mensal, com a JA Solar efetuando pagamentos antecipados para a Dago. Com objetivo de conquistar o suprimento de silício policristalino, o acordo é mais um de um conjunto de contratos assinados por fabricantes do segmento fotovoltaico nos últimos meses.
Desde 2020, em uma conjuntura de alta demanda, o custo e a oferta da matéria-prima têm confrontado volatilidades significativas. A elevação dos preços de módulos fotovoltaicos se deve à alta cotação, que alcançou picos de US$ 23,28/kg.
A Dago mencionou, no último trimestre do ano passado, um valor de US$ 10,79/kg para os preços de venda média de silício policristalino. Estima-se que essa inconstância se mantenha até 2022, no momento em que novas capacidades produtivas do material devem entrar em atividade, englobando as linhas da Dago, que farão com que a fabricante alcance 35 milhões de toneladas de capacidade adicional.
Longgen Zhang, diretor-executivo da Dago New Energy, afirmou que, no primeiro trimestre de 2022, a nova operação deverá ser lançada. “Entraremos em uma nova fase de crescimento e teremos condições de entregar mais silício policristalino de alta pureza para o mercado”.
“Estamos ansiosos para continuar a trabalhar em conjunto com nossos clientes para fornecer produtos e soluções de primeira classe para o crescente mercado global de energia solar fotovoltaica”, completou o diretor.
Comments