top of page

Governo do Rio Grande do Sul lança mapa de investimentos em energia solar na região

grupomotaservicos

Estudo mostra que, com a utilização de apenas 2,1% da área não urbana do estado, é possível instalar uma potência de 23 GW da fonte fotovoltaica

O governo do estado do Rio Grande do Sul quer aproveitar o potencial de geração de energia solar para atrair novos investimentos na região. A Secretaria de Minas e Energia acaba de lançar um mapeamento completo do nível de radiação no território gaúcho para aproveitamento energético à partir da fonte fotovoltaica.

Batizado de Atlas Solar do Rio Grande do Sul, o documento indica a potencialidade de uso da energia solar no estado. A intenção do governo com o mapeamento é incrementar o desenvolvimento econômico e humano por meio da atração de novos investimentos e a consequente geração de emprego e renda.

Segundo declarações das próprias autoridades gaúchas, o documento também servirá de base para a elaboração de políticas públicas e sustentáveis em toda a região. O estudo foi realizado à partir de dados de modelo numérico atmosférico específico para mapeamento solar, validados pelas informações obtidas de 33 estações terrestres automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em solo gaúcho.

O mapeamento mostra, por exemplo, que, com a utilização de apenas 2,1% da área não urbana do estado, considerada apta para instalação de projetos fotovoltaicos, é possível instalar uma potência de 23GW de energia fotovoltaica e produzir, anualmente, cerca de 34TWh de eletricidade. O número é equivalente à média do consumo gaúcho de energia elétrica registrada nos últimos sete anos, incluindo as perdas do sistema.

De acordo com o estudo, há alta concentração de incidência solar no norte do estado, na fronteira oeste e na metade sul, o que pode resultar na implantação de grandes empreendimentos nesses locais.

O governo gaúcho pretende ainda construir uma usina fotovoltaica de geração distribuída na cobertura do prédio da Secretaria da Educação no Centro Administrativo do Estado, o que pode trazer economia de até 15%. Orçado em R$ 4,1 milhões, o projeto da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em parceria com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee), terá potência total de 0,5 megawatt.


2 visualizações0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page