Ideia é que todas edificações do município sejam abastecidas pela fonte fotovoltaica, gerando uma economia de até 80% na conta de luz
Os prédios públicos do município de Gurupi, em Tocantins, serão os primeiros do estado a contarem com energia solar. O contrato foi assinado, no dia 16 de março, pelo prefeito Laurez Moreira, em parceria com o Banco do Brasil, para implantação do sistema de geração fotovoltaica. De acordo com a prefeitura, a expectativa do projeto é que os gastos com a conta de luz sejam reduzidos em até 80% dos valores pagos atualmente pela gestão pública, uma economia equivalente a R$ 2 milhões anuais.
A ideia, segundo o Prefeito Laurez, é instalar painéis fotovoltaicos em todos os prédios públicos municipais de Gurupi, gerando benefícios sustentáveis para a cidade e econômicos aos cofres públicos. “Além de produzir energia limpa e renovável, o projeto se paga sozinho, pois a economia ao município será significativa para os próximos 25 anos – tempo médio de vida útil do sistema”, disse.
Ele lembra que Gurupi tem sido referência em diversos segmentos e mais uma vez demonstra que tem potencial de desenvolver projetos que sirva como modelo para outros municípios. “Gurupi será a primeira cidade do Tocantins com energia solar em todos os prédios públicos municipais”, ressaltou.
Esse é o primeiro contrato que o Banco do Brasil assina em Tocantins, referente à implantação de energia solar. Gurupi foi a pioneira no estado a assinar esse tipo de contrato para a implantação da energia solar e também é uma das primeiras do País amparadas pelo programa Eficiência Municipal.
A ação vem ao encontro com os esforços atuais de economicidade do setor público, sustentabilidade e eficiência energética”, disse superintendente comercial do Banco do Brasil no Tocantins, Raul Mohamed Wahbe. Ainda segundo a prefeitura, o processo licitatório é o próximo passo para iniciar as instalações das placas solares o mais rápido possível.
Comments