Acordo visa estimular a descarbonização do segmento industrial por meio de tecnologias, como sistemas de armazenamento de baterias e hidrogênio verde
A Mitsubishi Power e a Iberdrola fecharam uma parceria para a elaboração conjunta de soluções de energia renovável, impulsionando a descarbonização do setor industrial mundialmente. Conforme o comunicado divulgado pelas duas empresas, o acordo viabilizará projetos de eletrificação de processos térmicos, geração de hidrogênio verde e sistemas de armazenamento por baterias.
Assinado por Ken Kawai, CEO da Mitsubishi Power, e por Aitor Moso, diretor do negócio liberalizado da Iberdrola, o acordo culminará no desenvolvimento de equipes formadas por especialistas das duas companhias, com objetivo de reconhecer oportunidades em empreendimentos de geração renovável e de armazenamento em larga escala para o setor industrial, um dos segmentos mais árduos de ser descarbonizado.
“Iberdrola e a Mitsubishi Power têm colaborado na descarbonização do setor de energia, fornecendo projetos de gaseificação de biomassa (GTCC) de alta eficiência. Usaremos essa experiência para desenvolver a infraestrutura de hidrogênio, sistemas de armazenamento e de eletrificação de processos térmicos para a indústria”, relatou Kawai.
“Esse desenvolvimento conjunto com a Iberdrola integra nossa missão de criar, por meio de soluções inovadoras de geração e armazenamento, um futuro neutro de carbono para o planeta”, completou.
Moso detalhou que a parceria simboliza um marco importante na estratégia da Iberdrola de criar alianças com players relevantes do segmento industrial, proporcionando o progresso da eletrificação em médio e curto prazo. “Com a expansão das soluções renováveis nos processos de manufatura industrial, estamos colocando nossas competências a serviço de um objetivo urgente em comum: construir um modelo econômico mais sustentável”.
As empresas alegam que o acordo juntará o conhecimento da Mitsubishi Power em equipamentos de armazenamento e geração de energia – como soluções fotovoltaicas, sistemas de armazenamento e unidades de eletrólises – com o potencial da Iberdrola no setor de renováveis.
Comentarios