Acordo tem a expectativa de fornecer 830 MW em rastreadores solares voltados para planta, a qual deverá entrar em atividade em 2022
A Nextracker divulgou que foi escolhida pela geradora Elera Renováveis (anteriormente Brookfield Energia Renovável) e pela Andrade Gutierrez para o fornecimento de 830 MW em rastreadores solares voltados para a Fase I do complexo solar de Janaúba, situado em Minas Gerais. A expectativa é de que a planta comece a entrar em operação em 2022. “Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a Nextracker na usina solar de Janaúba”, relatou Patricio Pavez, gerente geral de renováveis da Andrade Gutierrez.
“Enfim, escolhemos a Nextracker devido a sua engenharia de concepção, resiliência contra condições climáticas adversas, além dos ganhos comprovados obtidos com a sua solução bifacial, em última análise, o que nos levou a selecionar o rastreador solar inteligente NX Horizon”, destacou o gerente.
“Esperamos trabalhar junto com a Nextracker para consolidar a posição do Brasil como líder no setor de energia solar na América Latina”, afirmou Beverly Martinez, vice-presidente técnica da Elera Renováveis.
Segundo a Nextracker, utilizado em mais de 45 GW de empreendimentos em todo o mundo, o rastreador solar de eixo único NX Horizon auxiliará a Elera Renováveis a potencializar a performance da planta de Janaúba e, ao mesmo tempo, a reduzir seus custos operacionais.
A companhia ressalta que, desde o começo do ciclo do empreendimento até o período em que estiver em pleno funcionamento, o escritório regional da Nextracker no Brasil auxiliará totalmente o projeto por meio de gerenciamento de ativos, serviços de consultoria de engenharia para comissionamento e construção e serviços mais desenvolvidos de análise de dados para manutenção preventiva.
As equipes de instalação conquistarão vantagens com o programa de treinamento de instaladores PowerworX Academy oferecido pela Nextracker para entender as práticas mais efetivas na região e no centro de treinamento da empresa, localizado no interior de São Paulo, em Sorocaba.
“Estamos honrados por trabalhar lado a lado com nossos parceiros Elera e Andrade Gutierrez para implantar o maior projeto de rastreador solar do Brasil”, anunciou Marco Garcia, Chief Commercial Officer e cofundador da Nextracker.
“A equipe local especializada da Nextracker em conjunto com o rastreador solar de última geração e as tecnologias de software da nossa empresa deverão garantir que este projeto histórico tenha um pleno desempenho”, acrescentou Garcia.
A Nextracker analisa que, nos dias atuais, o Brasil é um dos mercados solares mais requisitados na América Latina, sobretudo por suas políticas favoráveis à energia solar e por seus elevados níveis de irradiação. O território brasileiro responde por 7,4 GW de instalações cumulativas até o momento. Em capacidade de energia solar, o estado de Minas Gerais é o maior do país.
A empresa também foi selecionada como fornecedora de tecnologia de rastreador solar inteligente e sistema fotovoltaico para algumas das principais usinas de energia do mundo.
Commentaires