Em relação à capacidade fotovoltaica no setor, a Paraíba ultrapassou a marca de 100 MW
De acordo com levantamento recente elaborado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em relação à geração solar distribuída – modalidade na qual os consumidores geram a própria energia por meio das fontes renováveis –, o Ceará superou a marca de 200 MW operacionais. A entidade afirma que o estado preenche o nono lugar no ranking do segmento no Brasil.
No Ceará, há 13.633 conexões operacionais, que estão presentes em 98,4% dos seus 184 municípios, espalhadas por 181 cidades. O estado tem aproximadamente 17.409 consumidores de energia elétrica que já vivenciam a redução dos valores das contas de luz e a maior segurança e autonomia elétrica.
A capital Fortaleza é o município que protagoniza a geração solar distribuída no estado, representando 0,9% de toda a produção nacional nesse segmento com seus 49,3 MW operacionais.
Além disso, a Paraíba ultrapassou os 100 MW operacionais no segmento. Espalhados por 205 cidades, o estado nordestino possui 7.366 sistemas em atividade, abastecendo aproximadamente 12.350 consumidores, conforme a ABSOLAR. Portanto, entre os 223 municípios paraibanos, 91,9% contam com ao menos um sistema fotovoltaico em operação.
O município de João Pessoa está entre os protagonistas do território paraibano, sendo responsável por 0,3% de toda a geração nacional nessa modalidade com seus 14,1 MW operacionais.
A ABSOLAR também assinala que a geração solar distribuída caracteriza 62% do total de geração solar em atividade no Brasil. O estado de Minas Gerais protagoniza o ranking estadual do setor com 977,3 MW instalados, o que retrata 17,8% do market share. Em seguida, estão São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Comments