top of page

Minas Gerais supera o valor de 900 MW operacionais em geração distribuída por meio da fonte solar

grupomotaservicos
Minas Gerais supera o valor de 900 MW operacionais em geração distribuída por meio da fonte solar

Território mineiro conta com 80.160 sistemas em funcionamento, espalhados por 840 cidades, abastecendo aproximadamente 110.520 consumidores

Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado de Minas Gerais superou a marca de 900 MW operacionais em geração distribuída por meio da fonte solar. O território mineiro possui 80.160 sistemas em atividade, espalhados por 840 cidades, abastecendo aproximadamente 110.520 consumidores.

Assim, Minas Gerais protagoniza o ranking estadual de geração solar distribuída no Brasil. O município de Uberlândia está entre os destaques, que ocupa o primeiro lugar em geração fotovoltaica no estado com 53,5 MW operacionais, retratando 1,1% de toda a produção nacional nessa modalidade.

A ABSOLAR também indica que, em relação ao setor de geração solar distribuída, o Espírito Santo alcançou uma marca significativa, superando 6,6 mil conexões operacionais, as quais se encontram em todos os 78 municípios do estado. Hoje em dia, há aproximadamente 7.612 consumidores capixabas de energia elétrica inscritos nesse setor, acrescenta a entidade.

Com 88,7 megawatts (MW) em funcionamento nas indústrias, residências, propriedades rurais, comércios e prédios públicos, o território capixaba está entre os vinte estados brasileiros que possuem maior potência instalada de energia na modalidade de geração distribuída. No ranking nacional da ABSOLAR, o estado ocupa o décimo oitavo lugar com sua potência de energia solar distribuída. Sozinho, o Espírito Santo responde por 1,8% de todo o parque nacional de energia solar distribuída.

No Congresso Nacional, a implantação de um marco legal para a geração distribuída no país ainda está sendo avaliada. Contando com a atual relatoria do deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), a proposta mais avançada é o Projeto de Lei realizado pelo deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM). Na análise da ABSOLAR, a melhor opção para impedir o retrocesso na energia solar e outras fontes renováveis usadas na geração distribuída é o desenvolvimento de uma legislação para o setor.

“Por isso, é fundamental o apoio da sociedade organizada e das empresas locais no sentido de estabelecer um arcabouço legal transparente, justo e que reconheça os benefícios da energia solar na geração distribuída no país”, afirma Bruno Catta Preta, coordenador estadual da ABSOLAR em Minas Gerais.


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg
1 visualização0 comentário

Comentarios


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page