Essa nova performance equivale ao aumento de 27% em comparação ao volume atual de 20 mil empresas atuantes no campo
De acordo com mapeamento realizado pelo Portal Solar, a indústria de energia solar conta com uma média de 450 novas empresas e, até o fim do ano, pode haver 5,4 mil novas companhias, as quais irão marcar sua estreia no mercado fotovoltaico. Essa performance equivale ao aumento de 27% diante do volume atual de 20 mil empresas atuantes no campo.
Conforme os dados obtidos, as companhias inseridas no setor de geração solar distribuída – como revendedores, distribuidores, instaladores e projetistas – produziram, em 2020, cerca de 68 mil empregos. Esse número, em relação às contratações feitas entre 2012 e 2019, representa um acréscimo de 92%.
Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar, afirma que o segmento solar adicionou, ao longo do ápice da pandemia, 600 novas empresas por mês entre abril e novembro de 2020. “Nos últimos meses, porém, houve uma estabilização no mercado, com uma taxa mensal de 450 novas companhias, o que ainda é bastante significativo. Mas, para se ter uma ideia, nos anos de 2016 e 2017, o índice de surgimento de novas organizações por mês não ultrapassava a marca de 250”.
O setor estima que, hoje em dia, 130 mil profissionais foram contratados por empresas de geração solar distribuída, que acumulam investimentos em usinas de autogeração em indústrias, comércios e residências, os quais ultrapassaram R$ 21 bilhões. Atualmente, há mais de 350 mil sistemas fotovoltaicos instalados em telhados e terrenos de pequenas dimensões, somando 4,6 gigawatts (GW) em funcionamento.
Em estudo do Portal Solar efetuado em 2020 com mais de 1,5 mil companhias da área de energia solar, observou-se que somente 12,3% das empresas trabalham no setor há mais de 4 anos. Já 19,5% atuam de dois a três anos, 27,1% de um a dois anos e 41,2% há menos de um ano. Além disso, 57,9% instalaram de 10 a 50 sistemas, 6% excederam a marca de 50 sistemas e 36,4% ainda não concluíram três instalações.
Considerando todos os sistemas de energia solar instalados em telhados e pequenos terrenos, em torno de 75 mil empreendimentos estão cadastrados e foram registrados para obter certificação no Portal Solar. Nessa perspectiva, mais de 3,7 mil empresas carregam o Selo Portal Solar de qualidade.
“O que construímos aqui no Portal Solar é a maior e mais qualificada base de instaladores de energia solar no Brasil”, relatou o CEO. “Os clientes finais também são incentivados a deixar sua avaliação sobre os instaladores certificados e assim fornecemos um mecanismo de classificação para que o mercado busque sempre melhorar, além de facilitar a vida do consumidor para encontrar instaladores qualificados e com avaliações reais”.
Meyer também destacou que o índice de inadimplência no financiamento fornecido pelo Portal Solar é radicalmente reduzido quando o serviço é realizado por um instalador certificado no marketplace, o que pode ser traduzido como uma evidência do sucesso desse mecanismo. “Trata-se do nascimento de um segmento que, em questão de dois anos, será o maior dentro do setor elétrico”.
Comments