O novo recurso não só engloba dados de estações meteorológicas e satélites, mas também o histórico de atuação das usinas fotovoltaicas espalhadas por todo o Brasil
A PV Operation, companhia especializada em manutenção de usinas solares e operação remota, e o Portal Solar, marketplace do setor de equipamentos fotovoltaicos, lançaram uma tecnologia de dimensionamento e análise voltada para empresas e consumidores que elaboram empreendimentos de geração de energia solar em pequenos terrenos e telhados.
Segundo as companhias, o novo recurso abarca não só os dados de estações meteorológicas e satélites, mas também o histórico de atividade das usinas fotovoltaicas espalhadas por todo o Brasil. O objetivo é garantir maior precisão dos prognósticos e dimensionamentos de produção dos sistemas de energia solar fotovoltaica.
A tecnologia foi 100% desenvolvida no território brasileiro e se encontra incorporada à nova versão do simulador gratuito presente nos websites do Portal Solar e da PV Operation. Nesse dispositivo, levando em conta a localização de onde o projeto será concretizado e as informações de consumo de energia elétrica, é possível dimensionar um sistema fotovoltaico.
A ferramenta fornece conhecimentos sobre como o sistema deve ser arquitetado, incluindo: tipos de equipamentos, custos da obra, tamanho da obra, tempo de retorno do investimento, equipamentos que poderão trazer maior eficiência na geração de energia elétrica; e um prognóstico de quanto o consumidor economizará na conta de luz.
Siqueira Neto, CEO da PV Operation, certifica que a tecnologia é um algoritmo preditivo que reúne as informações sobre estações meteorológicas, satélites e realiza o monitoramento das usinas em atividade em todo o País, envolvendo os 5.570 municípios.
“A integração desses dados, de medições via satélite junto com desempenho reais de usinas que são monitoradas pela PV Operation, resulta em uma ferramenta avançada para tomada de decisões tanto pelo consumidor quanto pela empresa responsável pelo projeto, chamados de instaladores ou integradores”, indica o executivo.
“Uma das razões que nos compeliu a fazer essa ferramenta é facilitar a vida das empresas de instalação de energia solar fotovoltaica no processo de cálculo de geração dos sistemas de seus clientes”, relata Neto destacando que a ferramenta é disponibilizada abertamente de forma gratuita na Internet.
A PV Operation salienta que o fornecimento do serviço e do software de monitoramento visa permitir aos instaladores de usinas solares o acompanhamento da performance dos sistemas de seus consumidores e, assim, proporcionar a manutenção apropriada, otimizando o desempenho das usinas e impedindo a ocorrência de falhas.
Comentarios